Na Assembleia

Base governista obstrui pauta para impedir convocação de secretária

Tramitam na casa dois pedidos: um de convocação, protocolado pela deputada Andrea Murad (PMDB), e outro de convite, de autoria dos deputados Max Barros (PRP) e Eduardo Braide (PMN)

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Base atuou para evitar presença da secretária em plenário
Base atuou para evitar presença da secretária em plenário (Assembleia Legislativa)

SÃO LUÍS - A base aliada ao governador Flávio Dino (PCdoB) na Assembleis Legislativa obstruiu a pauta de votações na manhã de ontem para evitar a aprovação de um convite ou de um convocação da secretária de Estado do Planejamento, Cynthia Mota Lima.

Tramitam na casa dois pedidos: um de convocação, protocolado pela deputada Andrea Murad (PMDB), e outro de convite, de autoria dos deputados Max Barros (PRP) e Eduardo Braide (PMN).

Os parlamentares cobram dados concretos a respeito das recentes declarações do governador Flávio Dino (PCdoB) sobre a situação fiscal do Estado.

Durante evento em Caxias, no fim de semana, o comunista afirmou que o governo “não tem um centavo na conta”, e disse que acredita em provisão divina para conseguir honrar compromissos assumidos pelo Executivo.

Na verdade a gente, hoje, não tem um centavo na conta. O que a gente tem é muita fé. O meu slogan lá para a secretária de Planejamento é ‘Deus proverá’. Quando ela pergunta: ‘governador, de onde vai sair o dinheiro?’. Eu digo: ‘Deus proverá, fica tranqüila’. A gente não tem realmente sobra de recursos”Flávio Dino, governador do Maranhão

Para evitar que qualquer das matérias fosse aprovada, os líderes dos dois maiores blocos governistas, Rafael Leitoa (PDT) e Vinícius Louro (PR), orientaram as bancadas a ficar em obstrução logo no início da Ordem do Dia, quando o convite seria votado.

Por conta disso, mesmo em plenário, os parlamentares desses blocos não poderiam ser contabilizados na conferência de quórum e, sem o número mínimo exigido de deputados para apreciar as matérias, os casos foram sobrestados para a próxima semana.

“Só quero lamentar a postura da base do governo do Estado diante de um requerimento simples de convite à secretária de Planejamento. Um governo que se diz do diálogo, da transparência, mas tem receio que a sua secretária de Planejamento venha a esta Casa prestar esclarecimento”, reclamou Braide.

O deputado Adriano Sarney (PV) também comentou o caso. “Eu fico admirado e na verdade surpreso, porque é a primeira vez na história deste mandato legislativo que o governo não tem mais maioria na Casa. Por quê? Se o próprio Governo obstrui, é porque está com medo de perder essa votação”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.