Supermercados II

Evento reuniu representantes do setor maranhense

Dispositivo reconhece setor como essencial e visa facilitar abertura de lojas aos domingos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís (Sincovaga), Manoel Antônio Barbosa, participou ontem, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do decreto presidencial que reconhece o setor supermercadista como atividade essencial da economia, concedendo meios para facilitar a negociação de abertura das lojas aos domingos e feriados. O vice-presidente da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), João Sampaio, também participou da solenidade.
Assinado pelo presidente Michel Temer, o decreto é considerado uma demanda antiga da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e representa uma conquista para o segmento. “Com essa medida, o setor passa a ter instrumentos jurídicos para negociar a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados em todo o Brasil. O novo status atualiza uma legislação da década de 1940 e otimiza o funcionamento desta atividade essencial para a população”, destacou Manoel Barbosa.
Durante a cerimônia, que reuniu mais de 450 supermercadistas de diversas regiões do país, políticos, e representantes de entidades de classe dos setores de comércio e serviços, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) explicou que a legislação que reconhece as atividades essenciais da economia brasileira não cita os supermercados em seu anexo. Contudo, o ministério argumentou que o setor assegura a venda de produtos de primeira necessidade à população.
Para o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, a medida é um marco na história associativa. “Desde o seu surgimento no país, em 1953, os supermercados passaram por muitas transformações, e a legislação não acompanhou essa evolução. Foi uma grande luta para mostrarmos nossa importância para a sociedade e a necessidade dessa conquista. É uma vitória histórica para o setor", declarou o presidente da Abras.

Setor
O setor supermercadista é responsável pela comercialização de 87,3% de todo alimento e produto de limpeza e higiene pessoal do Brasil. Somente no ano passado, o setor faturou R$ 338,7 bilhões, o que representa 5,4% do produto interno bruto.
Com 89 mil lojas no Brasil, os supermercados brasileiros somam mais de 1,8 milhão de funcionários diretos e 5,4 milhões indiretos no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.