Ciclismo

Copa Norte e Nordeste comemora 40 anos em São Luís

Evento deve reunir mais de 300 atletas de 16 estados para disputar os três dias da competição, que acontecerá na Via Expressa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Copa Norte e Nordeste é destinada exclusivamente para delegações formadas pelas federações estaduais
Copa Norte e Nordeste é destinada exclusivamente para delegações formadas pelas federações estaduais (COPA CICLISMO )

SÃO LUÍS - Comemorando 40 anos de tradição, a Copa Norte e Nordeste, reconhecida nacionalmente como celeiro de grandes campeões, realiza edição especial, neste fim de semana, em São Luís. O evento espera reunir mais de 300 ciclistas de 16 estados durante as provas de contrarrelógio, circuito e resistência.
A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), acontecerá na Via Expressa.

Com um formato profissional, seguindo as regras oficiais do ciclismo mundial, essa competição já revelou grandes nomes do cenário nacional como Gideoni Monteiro, que atualmente integra a seleção brasileira, Breno Morais e Roberto Pinheiro, da equipe Funvic/BrasilProCyling, entre outros.

“Grande parte dos atletas dessas regiões passam o ano inteiro treinando e pensando nesta prova. É uma competição que traz confraternização e um nível organizacional que geralmente só é encontrado em grandes eventos nacionais. Sempre gostei de competir na copa, foi um grande aprendizado que jamais vou esquecer”, declarou o atleta olímpico Gideoni Monteiro.

Pensando no desenvolvimento e valorização das categorias de base da modalidade, algumas mudanças foram adotadas nesta edição pela confederação. Pela primeira vez será introduzida as categorias infanto juvenil masculino e junior feminino. Todas as provas acontecem em circuito montado na Via Expressa.

Dia do ciclista

Entre as atrações do evento, também será prestada uma homenagem ao Dia do Ciclista, que é comemorado oficialmente no dia 19 de agosto (Sábado). O público poderá interagir com os atletas, tirar dúvidas sobre a modalidade, conhecer os equipamentos e assistir as provas gratuitamente.

A 40ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), com apoio da Prefeitura Municipal de São Luís, Governo do Estado e da Potiguar.

Programação
18/08 (Sexta-feira)
14:00h – Prova de Contrarrelógio individual

19/08 (Sábado)
07:30h – Prova de resistência
13:00h – Premiação das provas de CRI e Resistência

20/08 (Domingo)
07:30h – Prova de Circuito
12:00h – Premiação da prova de Circuito e Geral
12h30 - Encerramento
Conheça os últimos campeões por estado:
2016 - Pará
2015 - Bahia
2014 - Pará
2013 - Ceará
2012 – Sergipe
2011 – Paraíba
2010 – Pará

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.