Para competir

Atleta maranhense destaque no jiu-jítsu vende água no semáforo

A jovem Andressa Raquel, de 13 anos, está sem apoio financeiro e vende água em vias para arrecadar dinheiro para as suas viagens esportivas.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

A atual campeã maranhense de Jiu-Jitsu (infanto-juvenil) por três federações (Federação Maranhense de Lutas Profissionais, Federação Maranhense de Jiu-Jitsu Esportivo e Federação Maranhense de Jiu-Jitsu), Andressa Raquel (de apenas 13 anos de idade), está sem apoio financeiro de entes públicos e pede ajuda em semáforos para poder competir. A atleta, que pretende representar o estado no mundial organizado pela Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP) na cidade de Fortaleza (CE) e cuja competição acontecerá neste fim de semana (19 e 20 de agosto) pode ficar fora da disputa por falta de verbas.

Para reunir o montante necessário, a atleta – acompanhada de seus pais e seu irmão – está vendendo garrafas com água em pontos estratégicos da cidade. O último ponto escolhido pela jovem foi a avenida Daniel de La Touche (ao lado da entrada da rua do Aririzal, na Cohama). “Se eu não fizer isso, não consigo atingir o meu sonho de ser uma grande atleta”, justificou.

O Estado acompanhou uma tarde de vendas da jovem (vestida de quimono, roupa tradicional da modalidade). A atleta, para recolher o dinheiro necessário, precisa abrir mão até mesmo dos treinamentos diários. “Como eu preciso ajudar na arrecadação, então é melhor que eu esteja aqui até para mostrar o quanto há prejuízo na minha preparação”, disse a atleta.

O maior incentivador da jovem é o pai dela. Desempregado há pouco mais de um ano (com habilidades nas áreas de logística e transportes), André Vieira fala com orgulho sobre os sacrifícios feitos, ao longo dos anos, para manter a filha em disputa nas competições. “Eu tenho muito orgulho da minha filha e não caberia para a gente estar aqui e fazer este sacrifício para o sonho dela”, disse.

Outras competições

Em julho deste ano, Andressa Raquel conquistou a medalha de bronze na categoria infanto-juvenil (até 13 anos de idade) no campeonato mundial organizado em São Paulo (SP). A viagem para a capital paulista também foi custeada por arrecadações feitas da venda de água em vias da cidade. “Caso isso não fosse feito, à época, nada teria acontecido”, disse. Ela também conquistou duas medalhas de ouro na 14ª edição do Campeonato Norte-Nordeste, realizado em Teresina (PI) este ano. “Sei das minhas condições, mas seria interessante ter um apoio maior”, afirmou a atleta.

Apesar do sucesso no esporte, Andressa não esquece do bem maior: os estudos. Ela pretende se formar, no futuro, em Medicina. “É o que tenho como meta de vida. Espero alcançar este objetivo”, finalizou.

Ajuda

Doações podem ser repassadas através do contato telefônico da família. O telefone é o (98) 987872497 (WhatsApp).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.