Iniciativa

Storytelling é tema de curso em SL

Para saber mais sobre a técnica, que é cada vez mais utilizada por profissionais, e como ela pode alavancar carreiras, evento ocorre de hoje a quinta-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Sam Cyrous ministrará curso na Ilha, parceria com o Instituto Geist
Sam Cyrous ministrará curso na Ilha, parceria com o Instituto Geist (Psicólogo Sam Cyrous)

SÃO LUÍS - De hoje a quinta-feira, 17, das 18h30 às 23h, acontece pela primeira vez em São Luís o curso de “StoryTelling eStratégico”, que será ministrado pelo psicólogo e especialista internacional em Storytelling formado na Alemanha Sam Cyrous. As aulas serão realizadas na escola Upaon-Açu (Cohafuma) e esse curso é uma promoção local do Instituto Geist, comandado pela psicóloga Tatiana Carvalho. A iniciativa tem como público-alvo os mais diversos tipos de profissionais - publicitários, professores, políticos, palestrantes, vendedores, psicólogos, coachs, em suma, todos os que lidam com o público.


Voltada para alavancar as mais diferentes áreas, a técnica do Storytelling (criar/contar histórias) é cada vez mais difundida e essencial para se conseguir unir arte e ciência na criação e na narração de histórias com mensagens impactantes que emocionem públicos, divulguem com eficiência mensagens importantes e fortaleçam causas/produtos.


“Hoje no Brasil o Storytelling é utilizado com frequência no contexto organizacional e publicitário: como contar histórias que causem impacto nas pessoas e levem-nas a aderir a um produto ou serviço. Mas Storytelling é muito mais! É uma arte milenar, passada de geração a geração, capaz de ajudar as pessoas a compreenderem o seu lugar e papel no mundo, o sentido e propósito de suas vidas individuais e coletivas. É a ciência utilizada por psicólogos, psiquiatras, pedagogos, palestrantes e coaches para contornar as resistências das pessoas e ajudá-las a compreender novos temas, sem ser incisivo. A arte e a ciência do Storytelling pega o melhor das histórias do mundo, reais ou fictícias, e das nossas histórias pessoais, e utiliza-as com o propósito de causar impacto, mudança, melhora”, afirmou Sam Cyrous.


“Aí, vocês têm que fazer o curso. Há alguns elementos básicos que toda história precisa ter e não há como fugir delas! Personagens que, a partir de estudos de autores como Peseschkian e Jung, permitem-me concluir que são quatro tipos diferentes. Temas centrais claros e bem estruturados que se constroem a partir de uma sucessão de momentos bem pensados. E, é claro, três elementos fundamentais: busca (a capacidade de procurar alguma coisa nova na história), amor (seja romântico, seja por uma causa, seja amor de amigos ou família) e conhecimento (que a história é na verdade um quebra-cabeças que estamos tentando organizar e, nalgum momento, faz sentido). Só com esses três elementos uma história pode nos prender, conquistar, seduzir e fazer querermos saber mais sobre ela”, destaca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.