Balneabilidade

Maioria dos trechos das praias está apta para banho

Chuva influencia na balneabilidade, pois drenagem da água pluvial em direção à praia lava as ruas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Com o fim das chuvas, aumentam os trechos próprios para banho
Com o fim das chuvas, aumentam os trechos próprios para banho (Praias)

SÃO LUÍS - Depois de atrasos na divulgação dos laudos de balneabilidade da praias da Grande São Luís, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgou novo levantamento das condições de banho das praias, segundo o qual 16 dos 21 pontos analisados estão próprios para banho. A diminuição das chuvas no Maranhão, nas últimas semanas, fez com que as praias da Grande São Luís voltassem a apresentar índices satisfatórios de balneabilidade, afirma a secretaria.

O último laudo divulgado pela Sema, em 20 de julho, mostrava que, dos 21 pontos monitorados na Grande Ilha, 15 estavam impróprios para banho. Os outros seis estavam liberados. A Sema deveria ter divulgado um novo laudo no dia 27, mas a divulgação ocorreu com atraso e mostrava 14 pontos impróprios. Novos laudos foram divulgados dias 3 e 10 deste mês, apontando aumento no total de pontos próprios para banho.

O laudo mais recente, cujas análises foram feitas entre os dias 6 e 9 de agosto aponta 16 pontos próprios, dos 21 aferidos nas praias da capital e de São José de Ribamar. Na praia da Ponta d’Areia, todos os pontos estão balneáveis, exceto os trechos ao lado do Forte de Santo Antônio e em frente ao Hotel Brisamar. Na praia de São Marcos, o único ponto impróprio está localizado na Foz do Rio Calhau. Os pontos aferidos na praia do Olho d’Água não estão liberados para banho. Já as praias do Calhau, Meio e Araçagi estão 100% liberadas para o banho.

Ausência de chuvas

Segundo o Laboratório de Análises Ambientais (LAA), da Sema, a chuva é um fator que influencia a balneabilidade, pois a drenagem da água pluvial em direção à praia lava as ruas, carregando a sujeira presente para rios e para o mar e prejudicando a qualidade da água. Passado o longo período de alto índice pluviométrico no Maranhão, a tendência é que o número de substâncias que tornam as praias impróprias entre em declínio. A Sema destaca ainda os efeitos dos investimentos realizados pelo Governo do Estado em saneamento.

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a divulgar amplamente as condições de balneabilidade das praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho. Em abril de 2012, a Justiça Federal acolheu o pedido do MPF, determinando que a Sema divulgasse as condições de balneabilidade das praias e interditasse todos os trechos onde houvesse lançamento direto de esgotos.

Para o laudo, são coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, do Meio e Araçagi. A proibição para banho ocorre quando os pontos estão em desacordo com o estabelecido pelo Conama, que, em sua resolução nº 240/00, considera impróprio para banho o trecho cuja presença de coliformes fecais for superior a 2 mil por 100 mililitros de água.

SAIBA MAIS

Ações de saneamento

Desde o início de 2015, o Governo do Estado está investindo na ampliação do esgotamento sanitário de São Luís por meio do programa Mais Saneamento, que visa aplicar R$ 350 milhões para que a região possa chegar a patamares de 70% de efluentes tratados. Os investimentos na construção de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e de redes coletoras e estações elevatórias estão influenciando diretamente na balneabilidade das praias. Desde que a ETE do Vinhais – que tem capacidade para tratar 40% dos esgotos de São Luís – foi inaugurada e mais de 80 km de redes coletoras foram implantadas, as praias começaram a apresentar índices próprios de balneabilidade em condições normais, sem a influência das chuvas.

Pontos impróprios para banho:
- Praia de São Marcos

em frente ao forte Santo Antônio
em frente ao Hotel Brisamar
- Praia de São Marcos
em frente a foz do Rio Calhau
- Praia do Olho d’água
em frente a Elevatória Pimenta I
em frente a Elevatória Iemanjá II

Fonte: laudo divulgado pela Sema em 10 de agosto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.