Apreendidos

236 veículos deverão ser leiloados nos próximos dias

Ao serem apreendidos, veículos são encaminhados ao pátio da VIP Leilões, na BR-135; se o condutor não regularizar a situação no prazo estabelecido, é iniciado o processo de leilão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Motocicletas estão entre os veículos a serem leiloados.
Motocicletas estão entre os veículos a serem leiloados. (leilão)

SÃO LUÍS - Um total de 236 veículos, apreendidos em São Luís e em outros municípios, deve ser leiloado nos próximos dias, caso os proprietários não se antecipem e regularizem a situação do seu automóvel ou motocicleta. O leilão está marcado para esta sexta-feira, dia 18, e será o 17º a ser realizado este ano. O próximo já está marcado para o dia 1º de setembro.

As informações estão disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), juntamente com edital contendo o ano e modelo de cada veículo a ser leiloado e o lance mínimo a ser dado no leilão.

A apreensão dos veículos ocorreu em ruas e avenidas da Região Metropolitana de São Luís e cidades próximas. Durante as abordagens feitas pela Polícia Militar (PM) e outros órgãos de fiscalização do trânsito, situações como documentação, restrição de roubo e furto e, principalmente, atrasos no pagamento do IPVA, foram as responsáveis pelas apreensões dos veículos que são levados à hasta pública caso os proprietários não providenciem a regularização dos seus bens.

Leilão
Seriam 240 veículos disponibilizados para leilão, mas o procedimento relacionado a quatro deles foi suspenso, resultando em 236. São carros e motocicletas de anos e modelos variados, desde os mais populares até os mais caros.

No Maranhão, mais de 2 mil veículos foram encaminhados a leilão este ano, entre automóveis, motocicletas e outros, e desses, um total de 1.226 foram de fato leiloados, de acordo com os dados do Detran. No ano passado, ainda segundo as estatísticas do órgão, um total de 2.752 foram leiloados, sendo 1.344 vendidos como conservados e 1.408 vendidos como sucatas.

Em São Luís, quando um veículo é apreendido pela Polícia Militar, ele não é mais encaminhado para o pátio do Detran-MA, mas sim diretamente para a Vip Leilões, localizada na BR-135, que conduz todo o processo.
O condutor tem um prazo de 60 dias para ser notificado a respeito do processo de leilão do seu veículo e, em seguida, mais
30 dias para regularizar o bem. Passado esse prazo e se a situação permanecer inalterada, é publicado o edital do processo.

Mesmo já iniciado o processo de leilão, o proprietário tem até um dia antes da realização do evento para regularizar a situação do seu veículo e retirá-lo do pátio da VIP, evitando assim que o bem seja transferido para outra pessoa.

Guarda
Atualmente, no pátio da VIP Leilões existem aproximadamente 6 mil veículos entre automóveis e motocicletas que estão prestes a ser leiloados. O proprietário da empresa, Vicente Paulo Albuquerque, afirmou que as apreensões dos veículos são feitas de acordo com as diretrizes previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ele rebateu ainda as críticas que são feitas à empresa, dizendo que cabe a sua instituição realizar o processo de leilão, enquanto as apreensões são de responsabilidade dos órgãos fiscalizadores do trânsito. “As apreensões são feitas de acordo com o CTB. Nós somos responsáveis por fazer a guarda e o leilão do veículo”, frisou o empresário.


SAIBA MAIS

Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode participar do leilão. No entanto, é vedada a participação para: menores de idade; funcionários do Detran-MA, da polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar e Civil; dos órgãos municipais de fiscalização de Trânsito que tenham cedido veículos para o leilão; empregados de empresas prestadoras de serviço, lotados no Detran-MA; despachantes credenciados pelo Detran-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.