Pesquisa

População não vê ligação entre vitória de Temer e fim da crise

Pesquisa aponta que eleitores mostram desconfiança com futuro do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Michel Temer não cosnegue se viabilizar entre eleitores
Michel Temer não cosnegue se viabilizar entre eleitores (Michel temer)

BRASÍLIA - Para 89,9% dos brasileiros, a absolvição do presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados pela denúncia de corrupção não vai acabar com a crise política do país, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, que entrevistou 2.550 pessoas entre os dias 3 e 7 de agosto.

A opinião da maioria dos eleitores mais uma vez entra em confronto com os argumentos de grande parte dos deputados que votaram pelo arquivamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A justificativa de parlamentares da base aliada é que a derrubada da denúncia traria estabilidade política ao país.

A estabilidade econômica do país também não está na perspectiva dos entrevistados. Para 73%, a absolvição de Temer não vai diminuir o atual nível de desemprego, que é de 13%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para outros 23,9%, a atual taxa de desemprego, que é considerada alta, vai cair.

Em pesquisa estimulada, o Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores se nas próximas eleições, em 2018, eles dariam preferência para candidatos a Deputado Federal que nunca exerceram cargos políticos e que são novos na política: 63,2% disse que sim; contra outros 16,9% que disseram que votarão em candidato que já seja parlamentar ou tenha exercido o cargo.

Outros 7,6% afirmam que votarão em que possui cargo público, mas nunca foi deputado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.