Dia dos Pais

Em São Luís, Dia dos Pais foi marcado por homenagens

Muitas pessoas aproveitam o dia ontem para ir à igreja pedir proteção ou ao cemitério para visitar o túmulo dos seus entes queridos. Restaurantes da cidade e as praias também tiveram grande volume de pessoas nesse dia

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Pai aproveitou o domingo para brincar com o filho na praia
Pai aproveitou o domingo para brincar com o filho na praia (Dia dos Pais)

SÃO LUÍS - O Dia dos Pais foi de homenagens e comemorações ontem em São Luís. Algumas pessoas preferiram começar o dia orando nas igrejas agradecendo pelo dom da vida dos seus pais, enquanto outros foram aos cemitérios orar por entes queridos. Também houve aqueles que preferiram passar o domingo em festividades.

Logo nas primeiras horas da manhã de ontem, muitas pessoas que se dirigiram aos cemitérios da Região Metropolitana para lembrar os seus entes queridos. No Cemitério do Gavião, no centro da cidade, as pessoas foram limpar os revestimentos dos túmulos, levar flores e acender velas.

A autônoma Nilde de Lemos foi até o Cemitério do Gavião para levar flores aos túmulos do seu pai, que faleceu há cerca de 30 anos, e de seu irmão mais velho, que faleceu no ano passado. “Na verdade, ele era como se fosse um pai para mim”, disse a autônoma.

A aposentada Maria Antônia Sousa Louzeiro foi ontem ao Cemitério do Gavião, homenagear a mãe, que faleceu no ano passado, e também para a sua madrinha e irmão, todos eles enterrados no jazigo da família.“Todos os anos eu venho aqui, seja no dia dos pais ou finados. Sofremos muito, mas tenho força e fé muito grande”, afirmou.

Igreja

Muitos fiéis foram às missas logo no início da manhã agradecer pelo dom da vida e pelo presente de passar mais um ano junto com o seu pai.

Na Igreja da Sé, na Praça Dom Pedro II, no centro da cidade, as pessoas lotaram a missa das 10h. O padre César de Sousa iniciou a celebração dando uma benção para todos os pais que estavam presentes.

Ele também lembrou como devem ser feitas as homenagens nesse dia. “Primeiramente ao Deus Pai, criador de todas as coisas. Em seguida José, que teve a grande missão de educar o filho de Deus. Em seguida, as homenagens são para todos os pais da terra, que têm essa missão de educar dos seus filhos”, destacou.

O padre afirmou ainda que esse é um momento de fortificar a fé na igreja. “Lembramos ainda que todos os pais devem se voltar para a igreja. Deus abençoe a todos para que aqueles que estão tristes possam sorrir e os que estão infelizes, possam ficar felizes”, frisou.

Diversão

Houve espaços para as diversões. Famílias aproveitaram o dia para se reunir na casa de parente para o tradicional almoço de domingo. Já outras preferiram ir para os restaurantes na cidade, o que fez com que esses espaços ficassem lotados ontem.

Outro local de diversão foram as praias da Região Metropolitana. O dia de sol ontem foi um convite a mais para que pais e filhos se divertissem em partidas de futebol na areia, tomando banho de mar ou então saboreando as deliciosas comidas nas barracas.

Dia dos Pais no mundo

Enquanto no Brasil o Dia dos Pais acontece no segundo domingo de agosto, em cerca de 70 nações, entre elas os Estados Unidos, a data é comemorada no terceiro domingo de junho. Já alguns países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a celebração em 19 de março, dia de São José.

Na Rússia, os pais são homenageados no dia 23 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria local. Originalmente, a data, que remonta de 1919, celebrava os membros das Forças Armadas russas. Com o passar dos anos, todos os homens passaram a ter a data como seu dia. São realizados desfiles pelas cidades em homenagem aos veteranos de guerra, e os pais recebem uma atenção especial.

Já na Alemanha, os pais costumam sair com carrinhos de comida e bebida pelas ruas e celebrar o dia com seus filhos, pais e irmãos pelas cidades das proximidades. Muitos utilizam a data como uma oportunidade para beber.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.