Viagem

Por novos desafios, atleta maranhense de muay thai viaja à Tailândia

Armando Raposo, 30 anos, está prestes a realizar o sonho de treinar por um mês a modalidade em Bangkok; ele terá encontro com o mestre Barojnoi

Marcio Henrique Sales / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Atleta maranhense Armando Matos Raposo
Atleta maranhense Armando Matos Raposo (Armando Raposo - Atleta de muaythai)

Muitos atletas ou apenas praticantes da muay thai no Brasil têm o sonho de ir visitar ou morar na Tailândia. O atleta maranhense Armando Matos Raposo, 30 anos, está prestes a realizar o sonho de treinar por um mês a modalidade em Bangkok, capital da Tailândia. Lá, ele vai treinar com o mestre Barojnoi e fazer lutas contra adversários tailandeses. Ele embarca no dia 16 deste mês e tem retorno previsto para 16 de novembro.

A melhor analogia possível é com o futebol. Assim como a bola rola em estádios, campos, parques, ruas, enfim, em qualquer lugar do Brasil, na Tailândia não há hora marcada para o muay thai, a luta faz parte da vida das pessoas. São comuns os cartazes e outdoors que chamam para lutas, eventos que movimentam milhares de pessoas e podem envolver grandes apostas em dinheiro.

Na Tailândia, o muay thai é mais do que um esporte. Quase todo mundo está envolvido de alguma forma com a luta, que tem confrontos transmitidos em horário nobre da TV e já foi disciplina obrigatória na escola. Se no Brasil muitas crianças crescem com o sonho de se tornarem astros do futebol, na Tailândia o sonho é virar um famoso lutador de muay thai. Eles ganham bem, são reconhecidos na rua e considerados heróis nacionais.

Para aprender mais sobre o esporte, Armando Raposo vai treinar na Academia de uma das lendas do esporte, Barojnoi, na cidade de Bangkok, por meio de uma parceria entre a academia tailandesa com a Black Diamond Fight, de Belém (PA), que é liderada pelo professor Samuel Paiva. “Dos 40 atletas que vão para a Tailândia, sou o único maranhense. Estou muito feliz em poder realizar esse sonho: treinar muay thai, no país onde ele foi criado e poder trazer a experiência que eu tiver lá para enriquecer o treinamento da modalidade no Maranhão”, disse.

Para Armando Raposo, o encontro com o mestre Barojnoi será um dos pontos altos da viagem até a Tailândia. “O mestre Barojnoi é um dos maiores lutadores de muay thai do mundo. Ele tem mais de 400 lutas. É uma verdadeira lenda do esporte e aprender as suas técnicas será fundamental para o meu aprendizado”, contou.

Luta

Além de treinar, Armando Raposo vai fazer uma luta contra um oponente tailandês. Ele compete na categoria peso pesado (acima de 95 kg), estilo lowkick. “Quero também ter a experiência de poder lutar contra um atleta tailandês. Agente sabe que é difícil vencer deles, mas muitos brasileiros que treinam ou moram lá já conseguiram. E a minha expectativa é de vir de lá com uma vitória”, comentou.

Porém, o sonho custa caro. Na Tailândia, as mensalidades mais baratas giram em torno de R$ 571,00. Ainda é possível encontrar academias com mensalidades de que chegarem ultrapassar R$ 1.214,00 por mês. E para isso terá como peso a localização da academia, treinadores de sucesso (dos anos dourados), lutadores campeões ou outros pontos que poderá variar de academia para academia.

Vale lembrar que isso pode variar muito de acordo com o câmbio da moeda. “Não está sendo fácil. Tive que fazer uma rifa para conseguir o dinheiro necessário para me manter lá. A academia, vou ter que pagar, e custa caro. As passagens tive que comprar no cartão de crédito parcelada. Muitos dos meus alunos estão fazendo doações para eu poder viajar. Não tenho patrocínio”, declarou.

A Tailândia é um país rico, e não apenas culturalmente e tem estrutura boa, graças a indústria do turismo e entre outras atividades. “A hospedagem será na própria academia. Quanto à alimentação, sei que tem muitos restaurantes para estrangeiros, mas não vou abrir mão de provar a comida tailandesa”, afirmou.

Um grande problema para quem quer praticar muay thai na Tailândia é justamente a língua, por causa da mistura entre o idioma moderno com a língua tailandesa antiga. A língua Tailandesa possui duas fases, uma antiga e uma moderna. Com isso a forma de se comunicar nos dias atuais não é a mesma de décadas atrás. “Não sei falar tailandês, mas falo muito bem inglês e não vou precisar de interprete. Por causa do treinamento de muay thai para estrangeiros, os mestres falam inglês”, lembrou.

Atleta, estudante, instrutor e músico

Além de lutador, Armando Raposo é estudante de Educação Física, instrutor de artes marciais e músico, passou a se dedicar ao Kickboxing e ao muay thai há 10 anos. Atualmente, ministra aulas na academia Total Fit, localizada no São Francisco. “O muay thai é minha vida. Já treinei por dois meses na França e na academia X-GYM, onde treinaram lendas do MMA como Anderson Silva, Eric Silva e Ronaldo Jacaré. Me dedico aos treinos e ao ensino de MuayThai para meus alunos”, destacou.

Armando Raposo conquistou em Belo Horizonte (MG), em 2013, os títulos de campeão brasileiro de Kickboxing e muay thai, em competição promovida pela Confederação Brasileira de Kickboxing e Thaiboxing, com participação de mais de 100 atletas de todo o país. Ele foi ainda vice-campeão do primeiro Black Diamond Fight de 2016, em Belém (PA).

O muay thai é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.