Crueldade

Traficantes de seres humanos jogam cerca de 300 migrantes ao mar

Pelo menos cinco pessoas morreram e 50 ficaram desaparecidas, quando 180 etíopes e somalis foram jogados no mar; outros 120 tiveram o mesmo destino na véspera

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

IÊMEN - Cerca de 300 migrantes africanos foram jogados ao mar por traficantes de seres humanos nas últimas 24 horas, perto da costa do Iêmen - informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que relata dezenas de mortos e desaparecidos.

Ontem, pelo menos cinco migrantes morreram e 50 desapareceram no mar em frente à província de Chabua (sul do Iêmen), no segundo episódio deste tipo desde quarta-feira, indicou a OIM.

De acordo com a mesma fonte, nesta quinta-feira os traficantes de seres humanos jogaram ao mar um total de 180 pessoas procedentes da Somália e Etiópia.

"Enviamos nossas equipes à área. Vinte e cinco passageiros do barco estão sendo atendidos na costa do Iêmen", declarou uma porta-voz da organização.

Na véspera, outros 120 migrantes dos mesmos países foram atirados ao mar perto da costa de Chabua, lembrou a OIM, que calcula 50 mortes, embora até agora tenham encontrado somente 29 corpos.

A OIM diz trabalhar com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) para enterrar os mortos e ajudar os sobreviventes.

Os migrantes procedentes do Chifre da África continuam se dirigindo ao Iêmen, pobre e devastado pela guerra, com a esperança de chegar aos países mais ricos do Golfo Pérsico, de acordo com a OIM.

'Indigno e desumano'

"Os sobreviventes disseram aos nossos colegas na praia que os traficantes pediram que eles se jogassem ao mar depois de avistarem o que pareciam representantes das autoridades", explicou Laurent de Boeck, responsável da missão da OIM, ao falar sobre o ocorrido ontem.

"Também nos contaram que os traficantes retomaram o caminho até a Somália para continuar a mesma ação e levar mais migrantes ao Iêmen", acrescentou.

"É indigno e desumano. O sofrimento dos migrantes nesta rota é imenso. Muitos jovens pagam os traficantes com a esperança de ter uma vida melhor", acrescentou o responsável, que considerou que a média de idade dos migrantes é de 16 anos.

O tráfico de seres humanos entre a Somália, onde a autoridade do Estado é quase nula, e o Iêmen, que sofre uma situação similar, nunca parou.

A OIM calcula que 55 mil migrantes chegaram ao Iêmen procedentes do Chifre da África desde o começo de 2017. Mais de 30 mil destes novos migrantes têm menos de 18 anos.

Vítimas diretas do conflito

A OIM se surpreendeu ao ver que o tráfico de migrantes continua apesar dos fortes ventos que atingem o Oceano Índico nesta temporada.

No Iêmen, onde rebeldes xiitas huthis, apoiados pelo Irã, enfrentam as forças do governo pró-Arábia Saudita há três anos, há inúmeros acampamentos onde milhares de migrantes africanos se aglomeram.

A guerra deixou cerca de 8.400 mortos e 48 mil feridos desde a intervenção, em março de 2015, da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita, em apoio às forças do governo, segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ONU assegura que o Iêmen, onde uma epidemia de cólera deixou mais de 1.900 mortos, é cenário da "maior crise humanitária no mundo".

Alguns migrantes africanos foram, inclusive, vítimas diretas do conflito. Em março, um helicóptero disparou contra um barco de somalis em frente à costa do país, matando 42 pessoas. Segundo um relatório confidencial da ONU, o veículo pertencia à coalizão liderada por Riad.

A embarcação atacada transportava 140 pessoas, detalhou a ONU, que denunciou uma violação ao direito humanitário internacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.