Oficiais comissionados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

O clima de medo imposto na Polícia Militar pelo regime comunista que comanda o Maranhão levou a uma curiosa postura de oficiais: contra as ações do comando da Secretaria de Segurança e o próprio Palácio dos Leões, esses oficiais usam redes sociais, blogs e familiares para difundir as questões que consideram ilegais no âmbito da PM.
Um dos focos de discordância do oficialato é a Medida Provisória nº 243/17, recém-editada pelo governo Flávio Dino (PCdoB) e que, entre outros pontos, cria a figura do oficial comissionado, espécie de agente administrativo de livre nomeação pelo governador e que será efetivado na estrutura do Comando Geral, com patente de major.
O Estado Maior da Polícia Militar mostra-se abertamente contrário à medida - que, junto com outra, ainda em gestação, de contratação de “policiais temporários”, abre espaço para a terceirização dos serviços militares no estado - e tem se rebelado contra ela nos bastidores.
Com relação aos chamados “policiais temporários”, o governo nega peremptoriamente e afirma que está lançando concurso público para a PM e para o Corpo de Bombeiros, embora não diga quando será divulgado o Edital. Já com relação aos “oficiais comissionados”, não pode negar, já que a MP está publicada no Diário Oficial e já foi encaminhada à apreciação dos deputados estaduais.
O curioso é que essa medida do governo vem sendo atacada por pareceres contrários da Procuradoria-Geral do Estado desde 2015. Mesmo assim, o governador decidiu editá-la.

Aparelhamento
Os oficiais da PMMA temem que a MP 243/17 crie uma espécie de aparelhamento da polícia no Maranhão.
Com oficiais indicados por livre escolha do governador e seus agentes, avaliam os militares, a PM perde a condição de independência necessária ao exercício da Segurança.
E pode se transformar em uma espécie de polícia política, própria dos regimes totalitários ao redor do mundo.

Só ele
O deputado Sousa Neto (Pros) tem sido o grande porta-voz dos anseios dos policiais civis e militares desde o início do governo Flávio Dino.
O curioso é que, na Assembleia Legislativa, há dois deputados vindos exclusivamente dos setores policiais.
Mas o agente civil Júnior Verde (PRB) e o Cabo Campos (PSC) preferem seguir as orientações do governo a atuar em defesa de suas categorias.

Acelerados
O Congresso Nacional tem menos de 60 dias para aprovar os pontos da Reforma Política que espera ver em vigor já nas eleições de 2018.
E no meio há feriadões e interstícios regimentais que obrigam a aceleração das votações.
Por isso é que os deputados federais estão varando a madrugada para ver os pontos de seu interesse aprovados e encaminhados ao Senado.

Com ela
O ex-prefeito de Codó Biné Figueiredo (PDT) e o deputado estadual César Pires (PEN) estão analisando a possibilidade de declarar apoio à ex-governadora Roseana Sarney, no município.
Os dois líderes políticos analisam as pesquisas de intenção de votos que apontam vitória da peemedebista e avaliam que o melhor caminho é seguir com ela.
Mesmo porque, comentam, o governador Flávio Dino já tomou posição em favor do ex-prefeito Zito Rolim (PV) na região.

De carona
Deu o que falar a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na entrega de 1 mil unidades de casas do Residencial Eco Marajá, empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida, em Coroatá (MA).
Representando o Governo Federal, ele foi a figura central do evento, que teve a presença de autoridades como o prefeito da cidade, Luis Mendes Ferreira Filho; do governador Flávio Dino, e do superintendente regional da Caixa, Sergio Penha de Almeida.
Jornalistas alinhados aos interesses comunistas tentaram, a todo custo, valorizar a presença do governador no evento organizado pela Caixa. Dino chegou a mudar sua agenda oficial para “pegar carona” na entrega das casas, construídas por um programa do governo federal.

Novos números
Uma série de pesquisas na região do Leste Maranhense está sendo tabulada para apontar o cenário geral nos 10 municípios que a compõem.
Mas, individualmente, já se tem uma certeza: Flávio Dino perde para Roseana em nove dos 10 municípios, vencendo apertado apenas em Santa Filomena do Maranhão.
Além de Santa Filomena, a região do Leste Maranhense tem municípios como Fortuna, São Domingos, Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte, onde aliados de Dino fazem campanha dia e noite.

Foi obrigado
Blogs alinhados ao governo Flávio Dino fazem festa para o chefe do Procon/MA, Duarte Júnior, após anúncio de concurso público para novos servidores do órgão.
Só não dizem à população que este concurso é uma determinação da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, por conta da nomeação, sem concurso, de 347 servidores para o órgão.
Ou seja, a festa midiática comunista é para comemorar uma obrigação judicial do órgão governista.

E MAIS

• O ministro Sarney Filho estuda propostas de transferência feitas pelo PMDB, pelo PSD, pelo DEM e pelo PSDB, mas ainda não decidiu se deixa o PV.

• O ex-prefeito Sebastião Madeira decidiu submergir do debate sobre o caminho eleitoral do PSDB no Maranhão em 2018.

• O governo Flávio Dino conseguiu uma proeza: mesmo com inauguração de mais uma estação de tratamento, conseguiu reduzir a zero a taxa de esgoto tratado em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.