Sétima Arte

Maranhão na Tela celebra 10 anos com convidados especiais

Evento terá a presença de cineastas homenageados e também de atores como Daniel de Oliveira e Júlio Machado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Daniel de Oliveira em cena do filme
Daniel de Oliveira em cena do filme "Sangue Azul"; ele tem presença confirmada no Maranhão na Tela

SÃO LUÍS- Maior festival de cinema do estado celebra sua primeira década homenageando dez cineastas brasileiros, de 16 a 26 de agosto, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Centro Cultural Vale Maranhão e Espaço Chão, em São Luís. Evento terá Panorama Doc Brasil, Mostra Maranhão de Cinema, Anim!art, além de oficinas, cursos e Cine Café. A programação completa e a lista dos filmes maranhenses selecionados para a mostra competitiva serão disponibilizadas no site www.maranhaonatela.com.br no fim de semana.

Os cineastas Sandra Kogut, Lírio Ferreira, Lúcia Murat, Rosemberg Filho, Bruno Sáfadi, Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro, Cavi Borges, José Joffily e o maranhense Joaquim Haickel formam o grupo dos realizadores homenageados com presença confirmada na edição especial de 10 anos do Maranhão na Tela.

Também têm presença confirmada alguns convidados especiais, entre eles Daniel de Oliveira (ator no filme Sangue Azul, de Lírio Ferreira), Júlio Machado (protagonista de Joaquim, de Marcelo Gomes), Jorge Itapuã Beira Mar (diretor), Carol Benjamim (produtora e roteirista), Patrícia Nidermeier (atriz), Christian Caselli (diretor e produtor), Nizo Neto (ator) e Clara Averbuck, que ministrará uma oficina de criação literária.

Júlio Machado em cena do filme
Júlio Machado em cena do filme "Joaquim"

Mostras

Como nos anos anteriores, o Maranhão na Tela exibe as tradicionais mostras do Panorama Doc Brasil, com quatro documentários; a Mostra Maranhão de Cinema, com mais de 50 filmes, a Anim!art, com centenas de animações de dezenas de países, além da etapa formativa, com oficinas e cursos sobre diversos ofícios ligados à arte cinematográfica, e o Cine Café. Os filmes dos homenageados serão exibidos no Cine Praia Grande e as demais mostras, no Teatro Alcione Nazaré.

A realizadora do evento, Mavi Simão, assina a curadoria geral ao lado do jornalista e produtor Breno Lira Gomes. "São 10 anos de atividade comemorados num excelente momento do nosso cinema e para participar dessa festa estamos reunindo grandes realizadores e filmes que fazem parte da história do Maranhão na Tela", afirma Mavi Simão.

A identidade visual do festival é assinada pela designer Amanda Simões a partir da obra Tudo para Ti, criação do artista plástico maranhense Naldo Saori, criada especialmente para esse momento de celebração.

Clara Averbuck ministrará oficina de criação literária
Clara Averbuck ministrará oficina de criação literária

Exibição e formação

A Mostra Maranhão de Cinema, única categoria competitiva e destinada exclusivamente à produção cinematográfica local, reunirá 53 filmes, entre eles cinco longas, fora a categoria videoclipe, outra novidade dessa edição. O panorama de filmes locais se completa com uma curadoria de filmes de Joaquim Haickel, maranhense que integra o time dos 10 homenageados.

“O Maranhão na Tela é muito importante, não só por mostrar os trabalhos realizados pelos nossos e por outros cineastas, mas principalmente por proporcionar a realização de cursos e oficinas que possam aperfeiçoar o aprendizado das novas gerações”, afirma Haickel.

O festival, referência no cinema estadual, teve sua primeira edição em 2007 e é pioneiro no Maranhão a incluir oficinas de capacitação nesse tipo de evento. Neste ano essa maratona está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, por meio do IEMA – Instituto de Educação do Maranhão, que certificará todas as oficinas.

Saiba mais

O Maranhão na Tela é uma realização da Mil Ciclos Filmes,com patrocínio da OI e da TVN, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e do Banco do Nordeste, pela Lei Rouanet. O festival tem apoio cultural do Instituto Oi Futuro e das secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.