Patrimônio Imaterial

Candidatura do bumba meu boi a patrimônio tem nova etapa

Representantes de grupos de bumba boi se reuniram para discutir a elaboração de um dossiê com todas as informações referentes a essa manifestação, que pretende ser Patrimônio Cultural da Humanidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Representantes de grupos de bumba boi se reuniram para discutir a elaboração de dossiê
Representantes de grupos de bumba boi se reuniram para discutir a elaboração de dossiê (Bumba meu boi)

A candidatura do bumba meu boi a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade teve uma nova etapa, ontem. Representantes de grupos de bumba-boi de todo o Maranhão participaram na manhã de ontem de uma reunião técnica, que é uma das recomendações da Unesco, para que o processo tenha uma ampla e efetiva participação dos detentores do bem cultural, demonstrando o interesse deles pelo título, fortalecendo e validando a candidatura.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), localizada na Praia Grande. Além dos representantes dos grupos, participaram também o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maurício Itapary; a técnica responsável pelo patrimônio imaterial, Izaurina Nunes; e a consultora para patrimônio cultural imaterial, Morena Salama.

Processo
“Na verdade, já estamos discutindo a elaboração do dossiê para a candidatura do bumba meu boi a Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. É mais uma etapa que fazemos junto com os detentores que fazem essa manifestação cultural e vendo tudo o que podemos melhorar em relação a essa cultura”, disse o superintendente do Iphan, Maurício Itapary.

Ele afirmou também que a classificação do bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é uma demanda antiga. Em 2001, o bumba meu boi foi registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro. Anos depois, algumas entidades representantes do bumba-boi solicitaram a inclusão da manifestação cultural como Patrimônio da Humanidade, e apenas neste ano o Iphan aprovou a candidatura por unanimidade.

“Temos que fazer agora o dossiê e entregá-lo para a Unesco até março de 2018, para em 2019, que é o prazo de resposta, saber se conseguimos ou não o título de patrimônio da humanidade”, completou Itapary.
Primeiramente, o dossiê será enviado ao Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan com fotografias do bumba meu boi e os depoimentos dos integrantes dos grupos. O DPI vai produzir um vídeo de 10 minutos, que será enviado à Unesco com o dossiê, as fotos e depoimentos até março de 2018.

O título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade para o bumba meu boi contribuirá diretamente para trazer valorização e reconhecimento maiores para essa manifestação cultural. “O bumba meu boi agrega muitas manifestações culturais dentro de uma brincadeira só. Acreditamos também que o reconhecimento do bumba meu boi como Patrimônio da Humanidade trará mais visibilidade a esse bem, que deixa de ser não apenas importante para o Maranhão ou Brasil, mas para todo o mundo”, frisou o superintendente do Iphan no Maranhão.

SAIBA MAIS

Considerado uma celebração que engloba bens culturais e diversificados, o bumba meu boi está profundamente enraizado na cultura católica e nos costumes populares. Normalmente, a manifestação ganha ainda mais importância durante os festejos juninos, com apresentações em diferentes pontos. Em geral, dividem-se os sotaques do bumba-boi em cinco: baixada, matraca, zabumba, costa de mão e orquestra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.