Incêndios

Altas temperaturas favorecem surgimento de queimadas

Somente ontem, na Região Metropolitana de São Luís, o Corpo de Bombeiros atendeu duas ocorrências de queimadas. Grande parte das situações é causada por ações humanas; incêndios são favorecidos ainda pela vegetação seca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Equipe do Corpo de Bombeiros trabalha para apagar fogo em vegetação seca de morro na Avenida Litorânea
Equipe do Corpo de Bombeiros trabalha para apagar fogo em vegetação seca de morro na Avenida Litorânea (incêndio)

SÃO LUÍS - O mês de agosto já é considerado como a estação seca e, com isso, altas temperaturas começam a ser registradas em São Luís. Esta situação, aliada à baixa umidade do ar, favorece o surgimento de diversos pontos de queimadas na capital.

Somente ontem o Corpo de Bombeiros fez o atendimento de duas ocorrências. Uma delas foi nas dunas da Avenida Litorânea, onde o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação seca do local, sendo necessária a intervenção de militares do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM). Já a segunda ocorrência do dia foi registrada na região do Araçagi e foi atendida pelo 2º BBM.

Causas
De acordo com o tenente-coronel Manoel Teixeira, comandante do Batalhão de Bombeiro Ambiental, a maioria das ocorrências registradas tem como causas ações antrópicas, ou seja, do homem. “Na maioria das vezes, a população ateia fogo para a limpeza das áreas sem qualquer tipo de controle, e com isso acontecem os incêndios”, disse.

Os incêndios são favorecidos ainda pela vegetação seca, alta temperatura e baixa umidade do ar, que fazem com que o fogo se espalhe com mais rapidez, como o que aconteceu ontem, nas dunas da Avenida Litorânea, e que dificultou os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Em São Luís, existe um agravante a mais, pois, por se tratar de uma ilha, os ventos são mais fortes e espalham os focos de incênidos com mais facilidade.

Como consequência das queimadas na zona urbana da capital maranhense, o comandante do Batalhão de Bombeiro Ambiental chamou atenção para as fuligens e fumaças que podem diminuir a visibilidade das motoristas que trafegam pelas vias com os seus veículos, gerando assim possíveis acidentes.

Prevenção
Por essa razão, o tenente coronel destacou a importância das pessoas procurarem os órgãos competentes para obter autorizações e normas sobre como proceder com as queimadas nos terrenos. “O incêndio é tudo aquilo que não pode ser controlado e pode trazer consequências gravíssimas”, destacou.

Atualmente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recurso Naturais (Sema) disponibiliza um canal por meio do seu site para esclarecer dúvidas recorrentes acerca do processo de queimadas, bem como as obrigações legais dos solicitantes do processo de queima controlada. Além disso, o espaço tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas e sugestões, denúncias e dados acerca das queimadas no Maranhão.

Para realizar denúncia sobre incêndio florestal ou queimadas sem autorização do órgão ambiental, as pessoas podem entrar em contato com a ouvidoria da Sema por meio do telefone (98) 3194-8900 - ramal 8910. Em caso de emergência, o contato é pelo número 193, que é do Corpo de Bombeiros.

SAIBA MAIS

Os locais onde costumam ocorrer queimadas com maior frequência são as áreas do Araçagi, Avenida Litorânea, Maioba, Paço do Lumiar, Raposa e nas reservas do Itapiracó e do Batatã. Como o período de estiagem só deve acabar em dezembro, a recomendação para evitar queimadas é que as pessoas mantenham seus terrenos limpos, não deixem o lixo acumulado e evitem limpar terrenos na zona rural utilizando fogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.