Reparos

Comunidade da Madre Deus se mobiliza pela Capela de São Pedro

De acordo com os moradores da região, desde o episódio do desmoronamento, no mês passado, nada foi feito para resolver o problema. Comunidade está cobrando a execução dos serviços

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Corpo de Bombeiros colocou fita de isolamento no local, mas depois disso nada mais foi feito
Corpo de Bombeiros colocou fita de isolamento no local, mas depois disso nada mais foi feito (capela)

Moradores da comunidade da Madre Deus estão se mobilizando em prol da Capela de São Pedro, no centro de São Luís. Eles pedem que as autoridades públicas tomem as providências para restaurar o templo, que está sendo penalizado com o desgaste e a falta de conservação.

A capela vem passando por diversos problemas de infraestrutura ao longo dos anos, mas o estopim aconteceu no dia 23 de julho, quando cedeu parte da estrutura que a sustenta. Na ocasião, a área atingida foi isolada pelo Corpo de Bombeiros e algumas estacas foram colocadas para dar sustentação e evitar novos desmoronamentos.

Conforme análises preliminares, as raízes das árvores mortas que se localizam na parte superior da estrutura que desabou e as infiltrações teriam sido as responsáveis pela ocorrência. Se a situação não for corrigida o quanto antes, a erosão formada pode causar problemas ainda maiores para a estrutura da capela.

Continuidade
De acordo com os moradores da comunidade, desde o dia em que o Corpo de Bombeiros esteve no local nada mais foi feito para resolver o problema.

As atividades da capela não foram suspensas, mas os fiéis temem que novos problemas aconteçam.
Para chamar a atenção das autoridades públicas, membros da coordenação da Festa de São Pedro, Boi da Madre de Deus e a comunidade católica da região farão um ato público nesta manhã para reivindicar os serviços que deveriam ser feitos no templo após o desabamento do mês passado.

Anualmente, a Capela de São Pedro passa por vistoria do Corpo de Bombeiro, feita pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), para verificar se ela tem condições, em termos de segurança, para receber os brincantes de bumba-boi no dia 29 de junho.

Durante as inspeções, já foram encontrados problemas nas paredes, teto e ausência de alguns itens de segurança obrigatórios, levantando-se a possibilidade de o espaço ser interditado até a resolução das pendências, inviabilizando, dessa forma, o encontro das agremiações juninas. No entanto, essa medida extrema nunca aconteceu.

SAIBA MAIS

Em 1949, houve a inauguração do templo, com apoio da Colônia de Pescadores Z-1, da Madre Deus. A capela foi reformada por mais três vezes, duas delas pela Prefeitura de São Luís, em 1973 e 1995. A arquitetura atual data de 1997 e foi feita pelo Governo do Estado, na primeira gestão da governadora Roseana Sarney. A nova igreja encontra-se na parte mais alta do Largo de São Pedro, com o seu estilo moderno, em formato de um barco, tornando-se mais um dos pontos turísticos de São Luís, especificamente pelo seu estilo arquitetônico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.