Equipamentos avançados

Novos fotossensores terão tecnologia mais moderna

De acordo com a SMTT, até mesmo as faixas preferenciais dos ônibus em avenidas como a Colares Moreira serão monitoradas; instalação dos equipamentos teve início no dia 4 e estará completa em até 30 dias

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Novos fotossensores começaram a ser instalados em avenidas de São Luís no dia 4; serão 30 equipamentos
Novos fotossensores começaram a ser instalados em avenidas de São Luís no dia 4; serão 30 equipamentos (Começam a ser instalados os fotossensores em São Luís)

Os 30 novos fotossensores que começaram a ser instalados na capital maranhense terão uma tecnologia mais moderna. É o que garante a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que será responsável pela manutenção dos equipamentos. De acordo com a pasta municipal, até mesmo as faixas preferenciais dos ônibus fixadas em vias como a Avenida Colares Moreira, por exemplo, serão monitoradas.

Ainda segundo a pasta, o objetivo da inclusão dos equipamentos nessas faixas é verificar o cumprimento das leis de trânsito, em especial, o uso dos chamados “retornos de quadra”. De acordo com a SMTT, em alguns pontos, os motoristas infringem as regras de conduta e realizam retornos em locais irregulares.

Além de verificar possíveis infrações dos condutores, os novos fotossensores deverão ser mais resistentes às ações de corrosão, especialmente em uma cidade como São Luís, com forte influência das correntes marítimas. As câmeras, de acordo com o secretário titular da SMTT, Canindé Barros, serão interligadas a uma central de monitoramento elaborada especialmente para verificar as imagens produzidas pelas câmeras. Vamos ter aqui na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte uma Central de Controle de Operações que vai permitir o monitoramento em tempo real dos principais corredores de transportes", frisou o gestor.

Outro trecho que deverá contar com os equipamentos será a Forquilha (na antiga rotatória de acesso a bairros como o Maiobão e Planalto Anil), que sofreu recentemente a intervenção do poder público para modificação da trajetória. A preocupação é evitar que os motoristas desobedeçam ao avanço do sinal vermelho, uma das infrações mais comuns no trânsito de São Luís.

Relembre
Os novos equipamentos – cuja instalação elétrica está a cargo da empresa Sigvias Instalações e Construções Ltda – começaram a ser fixados na sexta-feira (4). A primeira via a receber os dispositivos foi a avenida Daniel de La Touche, no conjunto semafórico situado ao lado de uma escola particular e a poucos metros do Elevado da Cohama. De acordo com a SMTT, se trata de um dos trechos mais críticos e sujeitos a acidentes da cidade. Somente na avenida Daniel de La Touche, serão três fotossensores instalados. Além destas vias, outras deverão receber os equipamentos, como as avenidas Jerônimo de Albuquerque, dos Africanos e Guajajaras.

A pasta confirmou ainda que os motoristas somente estarão expostos ao pagamento de multas, em caso de infrações flagradas pelos novos fotossensores, em até 30 dias.

Os antigos equipamentos de controle de velocidade de veículos foram retirados em abril deste ano por iniciativa da Arco Sinal (então empresa gestora), que alegou à época falta de pagamento por parte do Município. Em entrevista por telefone na ocasião a O Estado, o secretário Canindé Barros confirmou o débito, mas ressaltou que estava em negociação com a empresa para sanar a despesa.

Após a retirada da Arco Sinal, o Município (por meio da Central de Licitações) abriu certame para a seleção da nova empresa. Em junho deste ano, foi assinado o contrato entre a Prefeitura e o Consórcio LV.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.