Internacional

Arte maranhense além fronteiras

Soprano Flávia Correia se dedica à música erudita em Nova York, onde integra a International Brazilian Opera Company e participa ainda de outros espetáculos de ópera e teatro musical

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Flávia Correia mora atualmente em Nova York onde se dedica à música
Flávia Correia mora atualmente em Nova York onde se dedica à música

SÃO LUÍS - A soprano maranhense Flávia Correia decidiu desbravar o mundo ao sair de São Luís para construir uma carreira fora do país. Morou na Polônia por três anos e, atualmente, está radicada em Nova York onde se dedica à música erudita e ao teatro musical. Integrante da International Brazilian Opera Company (Iboc), a artista se prepara para começar os ensaios de um espetáculo baseado no conto “O Alienista”, de Machado de Assis, com a Iboc e também de outro musical (cuja companhia ainda não pode ser revelada) que estreará ano que vem.

Segundo Flávia Correia, o mercado da arte em Nova York é bem receptivo, mas para encarar o desafio de morar e trabalhar fora são necessários requisitos como dedicação, coragem, domínio do idioma e acreditar em si mesma. “Quando me formei em música aqui em São Luís, sabia que não podia ficar, pois infelizmente não temos muitas opções de mercado. Foi assim que decidi sair e construir minha carreira fora do país”, diz a artista que foi da primeira turma de formandos do curso de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Flávia Correia integrou o Madrigal Santa Cecília e foi em uma viagem internacional com o coral que ela conheceu artistas poloneses. Algum tempo depois os amigos a incentivaram a fazer audição naquele país. “Foi assim que saí de São Luís para a Polônia, com o auxílio de amigos de lá e também de minha família, que sempre me incentivou”, relembra a artista que está de férias na Ilha e retorna para os Estados Unidos dia 20 deste mês.

Sobre apresentações na capital maranhense, Flávia diz que está planejando fazer um concerto no fim do ano, caso consiga uma folga para retornar à cidade. “Desta vez não deu para realizar apresentações porque vim mesmo com o intuito de descansar e ficar com a família já que há quatro anos não vinha a São Luís”, comenta.

Artista fica em São Luís até o próximo dia 20
Artista fica em São Luís até o próximo dia 20

Trajetória

Flávia Correia nasceu em São Luís, em uma família de músicos. Começou a estudar piano aos oito anos de idade na Escola de Música do Maranhão e, em 2011, formou-se em Música pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A artista também estudou bateria, cantou em coros e participou de concertos como solista.

Flávia Correia se apresentou ao lado das sopranos Aprile Millo e Montserrat Caballé, em ocasiões distintas no Teatro Arthur Azevedo. Em 1996, estreou como atriz profissional no musical "O sonho de Catirina". A dança também faz parte da vida da artista que é bailarina.

Entre 2008 e 2010, a cantora foi solista-soprano no Madrigal Santa Cecília e cantou no Festival Internacional de Coros na Itália e no Vaticano. Em 2011, mudou-se para a Polônia tendo se apresentado no coro da Ópera de Podlasia e da Filarmônica em Bialystok. Em agosto de 2014, formou-se no programa de Teatro Musical pela New York Film Academy. Na International Opera Company ela desempenha diversas funções, entre as quais a de assistente de direção.

A maranhense já se apresentou em locais como Carnegie Hall com a peça “La Doncella” e no Lincoln Center, com “Missa Crioula”. Também participou de uma opereta com a companhia Martina Arroyo, em Nova York.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.