Paralisação

30% dos professores da rede municipal aderiram à greve

Aulas não estão sendo ministradas em algumas escolas; com isso, alunos estão sendo prejudicados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Sem professores em algumas salas, alunos estão sendo prejudicados
Sem professores em algumas salas, alunos estão sendo prejudicados (prejudicados)

Cerca de 1.500 professores da rede municipal de ensino de São Luís já aderiram à greve da categoria, iniciada na semana passada. Com isso, 30% dos docentes estão de braços cruzados, o que prejudica as atividades letivas de algumas escolas.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), a adesão dos profissionais está sendo gradativa. O sindicato afirmou ainda que alguns docentes, que têm vínculos com a prefeitura por meio de contratos temporários, estão ficando sobrecarregados, uma vez que eles estão assumindo várias turmas no lugar dos docentes que decidiram pela paralisação.

Com isso, em algumas escolas as aulas estão sendo lecionadas normalmente enquanto em outras, não. Nessas últimas, os alunos são liberados mais cedo por falta de professores. Nas unidades, o funcionamento está acontecendo em apenas um turno, quando na verdade ambas deveriam estar em atividade.

Reivindicações
Segundo Sindeducação, a greve dos professores é decorrente da falta de negociações com relação ao reajuste salarial 2017 e por causa da lentidão na reforma de escolas municipais. De acordo com o sindicato, mais de 30 escolas na capital ainda não iniciaram o ano letivo por falta de condições dos prédios, que não oferecem estrutura adequada e segurança para professores e alunos.

A categoria decidiu pela greve geral depois que a Prefeitura de São Luís saiu da última mesa de negociação sem oferecer nenhum reajuste para os profissionais do magistério. A proposta de reajuste salarial deliberada em assembleia e encaminhada à Prefeitura de São Luís é de 7,64%, mais o parcelamento das perdas salariais que chegam a 16,07% e ainda uma gratificação de incentivo à docência de R$ 400,00 para os professores efetivos, de acordo com o Sindeducação.

A Prefeitura de São Luís foi procurada por O Estado para se manifestar sobre as reivindicações dos professores da rede municipal de ensino em greve, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

Reivindicações dos professores
- Construção de creches e escolas
- Melhoria na infraestrutura das escolas
- Melhores condições de trabalho
- Alimentação escolar de qualidade
- Regularização do transporte escolar
- Reajuste salarial de 7,64%
- Quitação das perdas salariais de 2012 à 2016, que somam 16,7%

Números
89 mil
alunos estão matriculados na rede municipal
5.085 é a quantidade de professores da rede municipal de ensino
268 escolas gerenciadas pela prefeitura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.