Jubileu de Ouro

Renovação Carismática celebra 50 anos de criação

Cerca de 3 mil pessoas participaram no fim de semana do Congresso Jubilar, na Associaçao Cristo Rei, em São Luís, para celebrar as cinco décadas de atuação desse movimento católico, que teve origem em um retiro espiritual

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Carismáticos celebram o jubileu de ouro do movimento católico
Carismáticos celebram o jubileu de ouro do movimento católico (Renovação Carismática)

Carismáticos de todo o estado se reuniram para celebrar os 50 anos do movimento durante o Congresso Estadual Jubilar da Renovação Carismática Católica (RCC) do Maranhão, que aconteceu na Associação Cristo Rei, em São Luís. Foram três dias de celebração movida pelo tema “O Espírito Santo descerá sobre ti”, (Lc1,35 ).
Cerca de 3 mil pessoas se reuniram na sede da RCC Maranhão neste fim de semana de atividades e celebrações. O evento teve a participação da presidente do Conselho Nacional da RCC, Kátia Roldi Zavaris e padre Heldeir Gomes, coordenador nacional do Ministério Cristo Sacerdote. Também esteve entre os pregadores João Luís Farias, presidente do Conselho Estadual da RCC-MA.
Kátia Roldi destacou a importância da celebração. “Estes 50 anos da Renovação Carismática marcam um tempo de renovação da graça de Deus. A partir dessa reflexão é que vamos pensar sobre nosso futuro e em como nos mantermos em comunhão com o Senhor. Estamos vivendo uma data muito especial que é a celebração deste jubileu de ouro”, disse.
A Renovação Carismática Católica teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17 a 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA). Por essa razão, em 2017, a RCC está celebrando 50 anos desse reavivamento na Igreja Católica.
Para a Igreja, há muito o que comemorar, pois durante todos esses anos, a RCC se expandiu pelo mundo e acredita-se que mais de 150 milhões de pessoas foram evangelizadas pelo movimento. Recentemente, carismáticos de várias partes do mundo celebraram o jubileu em Roma, a pedido do papa Francisco, em uma semana com uma programação rica em encontros, simpósios, celebrações e adoração nas principais basílicas romanas.

RCC Maranhão
O movimento que deu origem a grandes Comunidades Católicas Carismáticas do Brasil, como Canção Nova (SP) e Shalom (CE), chegou ao Maranhão em 1980, com o padre americano jesuíta, Eduardo Dougherty, o mesmo que trouxe a RCC para o Brasil. Hoje, a RCC está presente em todas as dioceses do Maranhão, em forma de Conselhos, com 344 grupos de oração.
O grupo de oração é a célula base do movimento. Os grupos se organizam nas comunidades e matrizes paroquiais e nos lugares mais variados, conforme surgem carismáticos: universidades, escolas, residências, condomínios e até repartições. A maior quantidade de grupos de oração no estado está nas cidades de Imperatriz e São Luís, onde cada uma possui uma média de quase 100 grupos de oração.

Mais

Calendário de eventos da RCC

A Renovação Carismática Católica possui grandes eventos que realiza em diversos períodos do ano, que assim como o Congresso Estadual, reúne carismáticos e pessoas simpatizantes ao movimento. Esses encontros concentram-se no Carnaval (fevereiro), Pentecostes (abril a junho) e Cenáculos com Maria (abril a junho ou outubro). Em São Luís, o Rebanhão e o “Jesus no Litoral – Uma Virada Radical” são alguns
dos eventos da RCC que já fazem parte do calendário da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.