Eleições 2014

Falta de energia e atraso marcam nova eleição para governador do Amazonas

Estado teve novo pleito após cassações do governador e vice, eleitos em 2014 comprando de votos

G1 Amazonas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

A eleição suplementar para o Governo do Amazonas que aconteceu ontem foi marcada por atraso e utilização de fontes de energias alternativas em alguns municípios.

O estado teve novas eleições diretas após os mandatos do ex-governador, José Melo, e do vice, Henrique Oliveira, terem sido cassados por compra de votos nas eleições de 2014.

Na Comunidade Remansinho, no Vale do Javari, em Atalaia do Norte (à 1.138Km distante de Manaus, em linha reta) a votação iniciou às 10h15 (horário local), 9h15 no horário da capital amazonense por conta do tempo fechado.

"Teve uma questão logística local na hora do transporte das urnas. No meio da floresta tem muita cerração e o Exército só levanta a aeronave quando ele [o piloto] consegue ver onde vai posar. Por isso o avião só saiu às 8h", disse o secretário de tecnologia do TRE-AM, Rodrigo Camelo.

Em Iranduba, nas Ilhas da Paciência e Jucurutu, a votação ocorre com a ajuda de uma bateria externa, pois as ilhas não possuem fonte de energia elétrica própria. Nestes locais, especialmente, a votação para governador e vice ocorrerá até às 23h.

Em Manacapuru, terceiro maior colégio eleitoral do Amazonas, a votação ocorre com tranquilidade. O município, que fica na Região Metropolitana de Manaus, tem cerca de 63 mil eleitores, divididos em 210 seções eleitorais. Até o fim da manhã, apenas uma urna apresentou problemas. A mesma foi substituída pela equipe do TRE. A Aeronáutica e a Polícia Militar atuam na segurança do pleito.

Em Tabatinga, na fronteira com a Colômbia, a eleição começou uma hora depois da abertura dos locais de votação em Manaus, devido ao fuso horário. O movimento nas seções, até o fim da manhã, é considerado tranquilo. Na fronteira com Letícia, foi montado um posto de controle do Exército para fiscalizar a entrada e saída de veículos. Cerca de 163 homens da PE e da PF fazem a segurança dos locais de votação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.