Perda

Câmara Municipal tem luto por morte de João Chiador

Cantador do Boi de São José de Ribamar morreu em casa, no domingo, 7, após uma parada cardíaca

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Chiador foi cantador do Boi da Maioba por 32 anos, e atualmente era do Boi de Ribamar
Chiador foi cantador do Boi da Maioba por 32 anos, e atualmente era do Boi de Ribamar (João Chiador)

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), decretou hoje, 7, luto oficial no legislativo da capital. O ato é uma forma de homenagear o cantador de bumba-meu-boi João Chiador, que morreu ontem, 6, vítima de uma parada cardíaca.

"Perdemos um dos sustentáculos da cultura popular do Maranhão. Muito marcante o nosso João Chiador, a exemplo de Coxinho, de Humberto de Maracanã e outros gigantes da nossa arte. Nossa cidade e nosso Estado estão de luto por essa grande lacuna que se abre no bumba-boi, que é a maior expressão da nossa cultura popular", declarou Ogum.

Para o presidente, a arte de Chiador é marcante e eterna. "Ele imprimiu o seu ritmo, através de sua voz e de sua poesia. Estamos de luto e hoje não teremos sessão nesta Casa", disse Astro de Ogum, ao ressaltar o talento de quem ele considera um dos maiores artistas populares do Maranhão.

João Chiador foi amo do Boi da Maioba por 32 anos, e estava no Boi de Ribamar desde 1993. Ele é considerado um ícone do 'Bumba Meu Boi' do Maranhão por ter contribuído com a criação de toadas "Cidades dos Azulejos", "Nossa Senhora de Aparecida" e muitas outras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.