Semana de Amamentação

Mães participam de mamaço e destacam sua importância

Atividade foi realizada em um shopping de São Luís, no Maranhão Novo, e fez parte da Semana de Amamentação, que se encerra hoje; leite materno é importante para o desenvolvimento da criança e previne uma série de doenças, como gripes e resfriados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Mães amamentaram seus filhos, ontem, durante atividade realizada em um shopping de São Luís
Mães amamentaram seus filhos, ontem, durante atividade realizada em um shopping de São Luís (mamaço)

Como parte das atividades do Agosto Dourado, que chama atenção da população sobre a importância da amamentação para os recém-nascidos, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou na tarde de ontem uma ação educativa no Shopping da Ilha, em São Luís. Na ocasião, foi realizada uma amamentação coletiva, em uma ação que ficou conhecida como “mamaço”.

O evento foi organizado pelo Banco de Leite, em parceria com a Sociedade Maranhense de Puericultura e Pediatria, com o apoio da Rede Ama e da Roda de Maternagem. Algumas mães voluntárias participaram da iniciativa e destacaram a importância da amamentação para o desenvolvimento dos seus filhos.

Importância
A técnica em enfermagem Marinilde Gomes, de 37 anos, participou ontem da atividade e destacou que a amamentação é um dom dado por Deus. “É muito importante a amamentação, pois, além de ser uma dádiva de Deus, é o melhor para os nossos filhos”, destacou.

Já a operadora de caixa Claudione Brito, de 32 anos, destacou a importância do líquido para a saúde e o desenvolvimento das crianças. “O leite materno é maravilhoso. Eu acredito, pois amamentei a minha filha por quatro anos e até hoje ela nunca adoeceu, ficou internada ou gripada”, disse.

Com o tema “Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”, a Semana Mundial do Aleitamento Materno marca a abertura do mês dedicado à conscientização sobre a amamentação, considerado “Agosto Dourado”. O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) participa dessa estratégia promovida pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde de mobilização social, que visa conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno.

Semana
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é uma estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês). Ela foi iniciada em 1992 e oficialmente é celebrada de 1 a 7 de agosto. Em cada ano, é trabalhado um tema diferente que foque na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

O Agosto Dourado é uma extensão da SMAM e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Laço Dourado é, em si, uma maneira de promover o valor da amamentação para a sociedade.

Hoje, encerrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, será feita uma ação, das 9h às 11h, na UBS Amar, no bairro Vicente Fialho. Já no perído da tarde, às 15h, será feita uma ação interna na Unidade Materno Infantil, que reunirá as mães da UTI Neonatal e do Alojamento Conjunto para uma roda de conversa.
Banco de Leite

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês.

Lá, é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.


SAIBA MAIS

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, por possuir inúmeros benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. Ele contém todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça saudável, sem que seja necessário qualquer outro tipo de alimentação antes dos seis meses de vida, ajudando no fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos a alergias e no combate a anemia.
Mas os benefícios não são só para o bebê, a mãe também é favorecida com uma recuperação mais rápida do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. Ajuda também na redução do peso e minimiza o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.