Beneficiamento

Instituto faz oficinas para aproveitar o pescado em Raposa

Capacitação é uma atividade do Projeto Semente, que visa contribuir com a cadeia produtiva

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

O Instituto Maranhão Sustentável inicia hoje, na Casa d’Arte Centro de Cultura, localizada à Rua do Farol, 9, Alto do Farol, Raposa, oficinas para beneficiamento integral de pescado. A capacitação, que conta com o apoio do Banco do Nordeste, é gratuita e atenderá 20 participantes por turma, com certificação, podendo também receber ouvintes que desejam conhecer as técnicas.

As oficinas serão realizadas em duas turmas. A primeira, de hoje até sexta-feira, 4, e a segunda de 9 a 11 deste mês, sempre das 9h às 12h. O facilitador será Thiago Brito, chef residente do Casa d’Arte Centro de Cultura, especializado em técnicas em cozinha e nutrição pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), há oito anos trabalhando com gastronomia.

Projeto

A capacitação é uma das atividades do Projeto Semente, do Instituto, que visa contribuir com a cadeia produtiva do pescado em Raposa, Região Metropolitana de São Luís. O projeto está na segunda edição e tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar famílias que sobrevivem do pescado para ampliação das possibilidades de geração de renda e promoção dos valores da sustentabilidade.

Na 1ª edição do Projeto Semente, foram trabalhadas técnicas para o aproveitamento do couro do peixe com baixo impacto ambiental. Nesta 2ª edição, serão repassadas técnicas de beneficiamento de peixes como: pescada; beijupirá, pargo serra e robalo, visando aproveitá-los integralmente (filé, aparas, carcaças, farinha) e gerando novos produtos.

O Instituto Maranhão Sustentável é uma organização social sem fins lucrativos, de caráter socioambiental e cultural, sem vinculação político-partidária nem distinção de credo, raça, etnia, classe, orientação sexual e gênero, com sede no município de Raposa.

SERVIÇO

O Quê: Oficinas de Beneficiamento Integral do Pescado
Facilitador: Chef Thiago Brito
Data: 2 de agosto de 2017
Onde: Casa d’Arte Centro de Cultura Rua do Farol, 9, Alto do Farol, Raposa, MA
Realização: Instituto Maranhão Sustentável
Apoio: Banco do Nordeste do Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.