Maranhão

871 bombas medidoras foram reprovadas no MA

Índice de reprovação no estado (12%) ficou acima da média nacional (8,19%), o que coloca o estado na 6ª posição no país de unidades reprovadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
7.230 bombas foram avaliadas em todo o estado
7.230 bombas foram avaliadas em todo o estado (posto de gasolina)

De janeiro a julho deste ano, 871 bombas medidoras de combustível foram reprovadas no Maranhão, o equivalente a 12% de reprovação. Apesar de ser menor do que o ano de 2016, que foi de 15,8%, o índice continua acima da média nacional, que foi de 8,19%. O número coloca o Maranhão na sexta posição no índice de reprovação no Brasil.

Este ano, mais de 90% das bombas nas revendas do estado foram inspecionadas pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão estadual delegado do Inmetro. O percentual equivale a um total de 7.230 instrumentos verificados.

Entre as principais irregularidades detectadas pela fiscalização, o mau estado de conservação da bomba aparece em primeiro lugar (32,4%). Em segundo, está a violação do selo do Inmetro (20%) e em terceiro, o mau estado de conservação das mangueiras (11%). Os casos de erro de vazão, ou seja, de volume, não são tão comuns, correspondendo a 0,1%, de acordo com o departamento técnico do Inmeq -MA. Problemas na parte elétrica da bomba e vazamentos também são erros comuns encontrados nos instrumentos.

A verificação periódica em bombas medidoras no estado ainda está sendo concluído. A partir do segundo semestre, o Inmeq-MA retornará aos postos já visitados. Vale ressaltar que o número de verificações é único, ou seja, não houve repetição de instrumentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.