Sem informações

Concurso do governo ainda não tem data e quantitativo de vagas

Apesar de ter anunciado em abril deste ano o certame, o Governo do Estado ainda não se pronunciou sobre o processo seletivo para a área de segurança

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
A PM deverá aumentar o seu efetivo com o concurso público
A PM deverá aumentar o seu efetivo com o concurso público ( A PM deverá aumentar o seu efetivo com o concurso público)

SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão ainda não confirmou a data e o quantitativo de vagas para o concurso que preencherá vagas permanentes nos quadros das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.

Nas redes sociais, o governo informou apenas que o processo será realizado ainda este ano. A expectativa é de que as regras e condições do concurso sejam divulgadas até o fim de setembro.

Questionada por O Estado sobre a promoção do seletivo, o Governo do Maranhão informou “que é necessário aguardar a publicação do edital de abertura do concurso, que ainda está em andamento”. Em nota publicada no dia 26 do mês passado, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) do governo informou que o concurso já consta na Lei Orçamentaria Anual (LOA) de 2017.

O anúncio da promoção do concurso foi feito pelo governador do Estado, Flávio Dino, no dia 3 de abril deste ano, em evento de nomeação de policiais e bombeiros. Após anunciar o seletivo, a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) assinou portarias autorizando a instituição de comissões intersetoriais que seriam responsáveis pela organização do concurso.

Além de omitir os prazos de promoção do concurso da segurança, o governo também já foi questionado judicialmente por oferta indevida de vagas em outro processo seletivo. De acordo com a direção do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol), o seletivo – anunciado no dia 3 de julho deste ano ­– não deveria oferecer vagas para a função de auxiliar de perícia médico legal já que, segundo a entidade, a função não poderia ser oferecida via processo seletivo e sim por concurso. Sobre esta demanda, até o momento, o governo não emitiu parecer.

Promessa

A promessa de concurso da SSP é oriunda do período eleitoral de 2014. Por questões financeiras, de acordo com o governo, o seletivo precisou ser adiado. Nos cursos preparatórios, a expectativa é grande pelo anúncio do Executivo.

Nota do governo

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) informa que o concurso para a Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017. Em relação às datas das provas, quantidade de vagas e demais detalhes do certame, a Segep esclarece que é necessário aguardar a publicação do edital de abertura do concurso, que ainda está em andamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.