Saúde da criança

Agosto Dourado: HU-UFMA fará ações de aleitamento

Uma vasta programação foi preparada no hospital como forma de incentivar a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
41% das mães amamentam seus filhos exclusivamente até os seis meses
41% das mães amamentam seus filhos exclusivamente até os seis meses (amamentação)

Com o tema “Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”, iniciam-se hoje a Semana Mundial do Aleitamento Materno e o mês de conscientização sobre a amamentação, “Agosto Dourado”. O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) participa dessa estratégia promovida pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde de mobilização social, que visa conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno, considerado o melhor alimento para o bebê.

Uma vasta programação foi preparada pelo HU-UFMA como forma de incentivar a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê e complementado até os dois anos ou mais. Dados do Ministério da Saúde, registram que no Brasil 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses.

De acordo com o chefe do Banco de Leite Humano do HU-UFMA em exercício, Christyann Lima, a proposta é fazer com que o tema seja discutido e disseminado para que informações importantes cheguem a todos. “A amamentação não deve ser só papel da mãe, mas de toda a comunidade”.

A programação montada pelo HU-UFMA começa com a Blitz da Amamentação. Trata-se de uma ação descontraída e lúdica organizada pelo Comitê de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e pelo Banco de Leite Humano, que percorrerá os corredores das Unidades Materno Infantil e Presidente Dutra, a partir das 9h, cantando músicas parodiadas que remetem ao tema.

Amanhã, 2, o Banco de Leite Humano realizará ação de orientação às gestantes e puérperas, das 9h às 11h, na UBS Genésio Ramos, na Cohab. Na quinta, 3, considerado o dia D da mobilização do HU-UFMA, acontecerá ação educativa no Shopping da Ilha, das 14h às 19h, com o tema “Praça da Amamentação”, organizada pelo Banco de Leite em parceria com a Sociedade Maranhense de Puericultura e Pediatria com o apoio da Rede Ama e da Roda de Maternagem, onde será mobilizado um grande mamaço (amamentação coletiva) no shopping.

Na sexta, 4, encerrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, será feita uma ação, das 9h às 11h, na UBS Amar, no Vicente Fialho, e às 15h uma ação interna na Unidade Materno Infantil, que reunirá as mães da UTI Neonatal e do Alojamento Conjunto para uma roda de conversa.

Agosto Dourado
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é uma estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês). Ela foi iniciada em 1992. E oficialmente é celebrada de 1º a 7 de agosto. Em cada ano, é trabalhado um tema diferente que foque na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

O “Agosto Dourado” é uma extensão da SMAM e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Laço Dourado é, em si, uma maneira de promover o valor da amamentação para a sociedade.

Banco de Leite Humano
Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá, é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

SAIBA MAIS

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, por possuir inúmeros benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. Ele contém todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça saudável, sem que seja necessário qualquer outro tipo de alimentação antes dos seis meses de vida, ajudando no fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos a alergias e no combate a anemia.
Mas os benefícios não são só para o bebê, a mãe também é favorecida com uma recuperação mais rápida do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto. Ajuda também na redução do peso e minimiza o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.