Impasse entre governo e docentes

Professores da Uema discutem tabela salarial

Categoria está insatisfeita com medidas administrativas tomadas pela reitoria da instituição

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Professores da Uema podem entrar em greve
Professores da Uema podem entrar em greve (uema)

SÃO LUÍS - Os professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) discutirão hoje, 31, a partir das 15h, no auditório do curso de Biologia, situado no campus da instituição, em São Luís, a tabela salarial da categoria. De acordo com os docentes, até o momento, a reitoria da instituição ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Caso não haja acordo, uma greve dos trabalhadores não está descartada.

Indagada por O Estado, até o fechamento desta edição, a direção da Uema não se pronunciou sobre a reunião dos professores. Ainda segundo a direção da Associação dos Professores da Uema (Apruema), responsável pela mobilização de hoje, nos próximos dias, deverá ser encaminhada aos trabalhadores uma proposta de reajuste salarial pelo Governo do Estado.

Segundo o presidente interino da Apruema, Manoel de Jesus Salgado, uma reunião anterior sobre o assunto foi realizada no dia 4 de julho deste ano. Porém, sem acordo, a categoria decidiu estender as discussões. “Esperamos que, desta vez, o Governo sinalize com uma proposta salarial que, de fato, atenda às necessidades dos docentes da Uema”, frisou.

De acordo com a direção da Apruema, a cobrança é pelas reposições salariais à categoria prometidas desde 2015. Pelo calendário acadêmico, os docentes seriam obrigados a retornar às salas de aula no próximo dia 14 de agosto.

Relembre
Em maio deste ano, por pouco os professores da instituição de ensino superior não suspenderam as atividades. Segundo a categoria, a interrupção das atividades foi rechaçada para evitar prejuízos à comunidade acadêmica. No entanto, diante das promessas ainda descumpridas pela reitoria e, em especial, pelo Governo, os docentes podem prejudicar a ocorrência das aulas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.