Expectativa pessimista

Comércio popular não abriu de forma antecipada para o dia dos Pais

Estimativa da Fecomércio é que menos da metade dos consumidores em potencial da capital maranhense irão comemorar a data; Centro esteve vazio ontem

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Com lojas fechadas, Rua Grande ficou deserta no domingo
Com lojas fechadas, Rua Grande ficou deserta no domingo (Rua Grande vazia)

SÃO LUÍS - O comércio popular da capital maranhense reforçou o pessimismo dos economistas quanto ao Dia dos Pais deste ano e não abriu as portas neste domingo, 30. A medida contrariou a própria expectativa dos clientes, que esperavam estabelecimentos funcionando normalmente no fim de semana para as compras antecipadas da data.

Na Rua Grande, O Estado constatou que apenas dois estabelecimentos decidiram manter expediente ontem 30. No entanto, a medida não surtiu o efeito desejado e poucos clientes foram vistos nestas lojas entre às 8h e o meio-dia de ontem. Em uma das lojas, foram oferecidas promoções para quem adquirisse um par de calçados. Mesmo com a oferta, o faturamento do dia ficou muito abaixo do esperado. “Mesmo aos domingos, havia uma clientela satisfatória. Mas desta vez nem as promoções atraíram o consumidor”, disse o funcionário Álvaro Costa.

Já no outro estabelecimento, os vendedores aproveitaram a baixa clientela para cumprir outros compromissos administrativos internos, como verificação de estoque e de preços nas prateleiras. A previsão era que a loja fechasse às 14h de ontem, no entanto, por volta das 13h, os funcionários já encerraram atividades e foram para casa.

Nem mesmo os vendedores ambulantes que, em dias de escassez de lojas abertas na Rua Grande, invadem o principal centro comercial da cidade, foram vistos. O cenário era igual nas praças do Pantheon e Deodoro. Poucos coletivos também foram vistos na região Central da cidade fazendo viagens.

Sem policiamento
Na manhã de ontem, mesmo com o baixo fluxo de pessoas, nenhuma viatura da Polícia Militar (PM) foi vista efetuando rondas na região Central da cidade. De acordo com o comando do 9º Batalhão da PM, responsável pela área, rondas são feitas diariamente e de maneira constante na rua Grande e adjacências.

Vale lembrar que, algumas semanas atrás, lojistas do principal centro comercial da cidade foram alvos de arrombamentos. A PM informou ainda que o policiamento no local é feito de forma rotineira inclusive à noite.

Pesquisa
De acordo com pesquisa de intenção de consumo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), apenas 48,9% dos consumidores afirmaram que irão comemorar o dia dos Pais. O percentual é o menor para esta data desde 2012. Ainda de acordo com a entidade do setor terciário, em comparação com o ano passado, o índice apresentou queda de 16%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.