Diretrizes

Pediatras lançam manual com orientações sobre atividades físicas na rotina das crianças

Texto lista diretrizes segundo as diferentes faixas etárias da população pediátrica e também alerta os médicos sobre a importância de também cuidarem de sua saúde e bem-estar, com o apoio do esporte e outras práticas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Guia tem como foco o estímulo à prática de atividades físicas por crianças e adolescentes
Guia tem como foco o estímulo à prática de atividades físicas por crianças e adolescentes (Troféu Mirante Esporte oferece lazer para crianças no Sesi)

RIO - A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um guia com orientações para pais e responsáveis com foco no estímulo à prática de atividades físicas por crianças e adolescentes (manual na íntegra). O texto lista diretrizes segundo as diferentes faixas etárias da população pediátrica e também alerta os médicos sobre a importância de também cuidarem de sua saúde e bem-estar, com o apoio do esporte e outras práticas. Ainda são feitas recomendações às escolas para que repensem o modelo de aula tradicional, onde os alunos ficam sentados na maior parte do tempo. Nas aulas de educação física, os pediatras recomendam que os escolares fiquem ativos pelo menos 50% do tempo total da aula.

“Precisamos estar atentos às necessidades de nosso corpo e de nossa mente, praticando as atividades físicas para podermos, também, defender a valorização da nossa especialidade, além de cuidar daqueles que precisam de nossa atenção”, destacou presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva.

O Manual sugere ainda ações a serem adotadas como políticas públicas, como incluir o pediatra nas Unidades de Saúde da Família para que possam trabalhar ações de prevenção de morbidades relacionadas à obesidade e inatividade física de forma interdisciplinar com outros profissionais de saúde; incluir professores de educação física em todas as escolas, inclusive desde as séries iniciais do ensino fundamental; proporcionar espaço físico adequado para a realização de atividades físicas nas escolas e a instalação de bicicletários no entorno das escolas, parques e praias.

Para a presidente da SBP, trata-se de um tema urgente, que exigiu dos pediatras uma ação proativa. “A obesidade na infância e na adolescência é um problema mundial que acarreta custos elevados aos sistemas de saúde. Jovens obesos apresentam maiores probabilidades de desenvolverem fatores de risco que podem causar doenças como diabetes, hipertensão, depressão, alterações ortopédicas e articulares, por exemplo”, disse ela, que considerou o lançamento do Manual um presente para os profissionais e a população no Dia do Pediatra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.