França

Rússia usou Face para tentar espionar campanha de Macron

Cerca de duas dezenas de contas teriam sido criadas para vigiar membros da campanha do agora eleito presidente da França e outras pessoas próximas do ex-financista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

PARIS - Agentes de inteligência da Rússia tentaram espionar a campanha eleitoral do presidente da França, Emmanuel Macron, criando perfis falsos no Facebook, de acordo com um congressista dos Estados Unidos e duas outras pessoas a par do esforço.

Cerca de duas dezenas de contas de Facebook foram criadas para vigiar membros da campanha de Macron e outras pessoas próximas do ex-financista, então empenhado em derrotar a nacionalista de extrema-direita Marine Le Pen e outros adversários na eleição de dois turnos, disseram as fontes. Macron venceu por larga margem de vantagem em maio.

O Facebook disse em abril ter adotado ações contra contas falsas que espalhavam desinformações sobre a eleição francesa, mas o esforço para penetrar nas contas das redes sociais de funcionários de Macron não havia sido relatado anteriormente.

A Rússia tem negado repetidamente qualquer interferência na votação francesa por meio de invasões cibernéticas e vazamento de emails e documentos. Agências de inteligência dos EUA disseram à Reuters em maio que hackers ligados ao governo russo estavam envolvidos, mas não possuíam provas conclusivas de que o Kremlin ordenou as invasões.

O Facebook confirmou à Reuters que detectou contas de espionagem na França e as desativou. A empresa creditou as descobertas a uma combinação de detecção automatizada aprimorada e uma intensificação nos esforços humanos para encontrar ataques sofisticados.

Funcionários do Facebook informaram membros e funcionários de comitês congressistas, entre outros, sobre as descobertas. Pessoas envolvidas nas conversas também contaram que o número de contas do Facebook suspensas na França por divulgarem propaganda ou spam – grande parte com relação à campanha – subiu para 70 mil, um grande salto em relação ao fechamento de 30 mil perfis que a empresa revelou em abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.