Gás natural

Bacia do Parnaíba terá seis blocos na 14ª rodada

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da ANP, Décio Oddone, que vistoriou a bacia localizada no Maranhão ontem; leilão vai acontecer dia 27 de setembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes, estará em licitação
Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes, estará em licitação (complexo de parnaíba h)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou, ontem, a realização da 14ª rodada de leilões de exploração de gás natural no Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão. O anuncio foi feito ontem depois que o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, vistoriou pela manhã, em companhia do governador Flávio Dino, a bacia localizada no Maranhão.

A Bacia do Parnaíba terá seis blocos incluídos no leilão. Por meio dela, empresas do ramo energético disputarão o direito de explorar o potencial do gás natural existente na área, trazendo para o estado e os municípios saldo positivo na geração de receitas com os royalties. A licitação será realizada no dia 27 de setembro, data na qual as empresas interessadas em explorar o gás terrestre da Bacia do Parnaíba poderão negociar a exploração de cada um dos blocos disponibilizados pela ANP para o certame.

Para Oddone, a produção de gás no Maranhão é muito relevante para o Brasil e é fundamental que o potencial de descoberta de gás do estado seja ainda mais explorado. “Hoje o Maranhão é o segundo maior produtor de gás interno do Brasil. Acreditamos na ANP para aproveitar melhor ainda o potencial, e, por isso, abrimos a 14ª rodada de licitações de seis blocos”, enfatizou.

Desenvolvimento

Segundo o diretor-geral da ANP, na medida em que esses blocos forem licitados, começarem a trabalhar, isso vai se refletir na economia do estado pelos investimentos que vão gerar empregos, renda e royalties no futuro quando essas áreas passarem a produzir.

“Já temos um calendário de rodadas de licitação de blocos definidos, esse calendário prevê licitação em 2017, 2018 e 2019. Final do ano a gente deve anunciar as áreas de 2020 e 2021, de maneira que a gente tenha um calendário de cinco anos. Então, neste ano de 2017, nós temos esses seis blocos, mas já há setores estabelecidos e definidos para que as companhias comecem a estudar para as licitações de 2018 e 2019 também”, explicou Oddone.

Segundo dados do Governo do Estado, o Complexo Parnaíba hoje já responde por cerca de 300 empregos diretos e já cumpriu a meta de gerar 1.400 MW de energia no Complexo Parnaíba, a capacidade máxima neste ano. “Significa dizer que chegamos a 8 milhões de m³ de gás sendo explorados no nosso estado”, pontuou o governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.