Alteração na rotina

Feriado muda rotina de São Luís na sexta-feira

Estabelecimentos comerciais da capital funcionarão em horário diferenciado; bancos estarão fechados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Agências bancárias não funcionarão na sexta-feira por causa do feriado
Agências bancárias não funcionarão na sexta-feira por causa do feriado (banco)

SÃO LUÍS - Dia 28 de julho foi a data em que o Maranhão aderiu à independência do Brasil. No estado, é um feriado e, por essa razão, a rotina vai ser alterada, nesta sexta-feira, principalmente nos estabelecimentos comerciais e em órgãos públicos.

De acordo com a com Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), o horário do comercio vai sofrer alteração. Os estabelecimentos comerciais de rua funcionarão de 8h às 14h e fecharão as portas durante a tarde.

Já as lojas dos shopping centers da capital vão funcionar de 14h às 20h. Os supermercados vão funcionar normalmente nesse dia. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado do Maranhão (SEEB-MA), os bancos ficarão fechados.

Nos órgãos pertencentes às esferas municipal e estadual, deverá ser decretado ponto facultativo. Apenas aqueles que prestam os serviços essenciais como segurança, limpeza e saúde funcionarão em regime de escala de plantão.

Significado

No dia 7 de setembro de 1822, o imperador Dom Pedro I, com o conhecido Grito do Ipiranga, proclamou definitivamente a Independência do Brasil. Curioso é o fato de o Maranhão só ter aderido à Independência em 28 de julho de 1823, mesmo assim com a resistências dos comerciantes portugueses, os quais mantinham grandes ligações com a Metrópole.

Mas as tropas de Portugal, depois de cercadas por terra e mar, acabaram por se render, e o Maranhão, a partir de 28 de julho de 1823, deixou de ser estado colonial de Portugal, tornando-se província do Império do Brasil.

Em 2 de outubro de 1964, o então governador do Maranhão, Newton de Barros Bello, declarou feriado estadual o dia 28 de julho, sancionando a Lei de número 2.457, publicada no Diário Oficial de 7 de outubro de 1964.


SAIBA MAIS

Rotina Alterada
Órgãos municipais e estaduais:
ponto facultativo
Estabelecimentos comerciais de rua: abrem de 8h às 14h
Lojas de shoppings: 14h às 20h
Agências bancárias: fechadas
Supermercados: abrem normalmente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.