Rally

Dupla maranhense vai distribuir livros na 25ª edição do Rally dos Sertões

Fábio Cadasso e João Afro, da equipe Cadasso Racing, vão participar da maior prova off-road do país de 19 a 26 de agosto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

A 25ª edição do Rally dos Sertões será especial para o piloto Fábio Cadasso e o navegador João Afro. Vice-campeões da competição na categoria TR4, na temporada passada, a dupla vai em busca de mais um pódio para o Maranhão. Além do lado competitivo, eles vão pegar carona no rali para levar solidariedade às comunidades onde somente carros 4x4 ou jipes conseguem entrar. O Rally dos Sertões começa no dia 19 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Bonito (MS), no dia 26.

A ideia de unir esporte e solidariedade veio após a experiência que Cadasso teve no 'RallyTeca', projeto sociocultural que incentiva à leitura. No início do ano, o piloto integrou a equipe que distribuiu 10 mil livros durante a edição de 30 anos do RallyPiocerá. Agora, a intenção da equipe Cadasso Racing é repetir essa ação no Rally dos Sertões e motivar outros grupos a fazerem o mesmo em outras competições.

"É gratificante utilizar o nosso esporte para levar educação, saúde e o que pudermos às comunidades de difícil acesso. A equipe Cadasso Racing vai para os Sertões em busca de mais um pódio para o Maranhão e também para ver o sorriso das crianças ao receberem os livros. Participar do Sertões, pela quinta vez, e agora com essa ação solidária só foi possível devido à confiança dos nossos patrocinadores Governo do Estado do Maranhão e Grupo Mateus", afirma Cadasso, que já foi Campeão Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Caminhões Leves, em 2013.

Ao lado do piloto estará o amigo e navegador João Afro. Ele conta que a distribuição dos livros começará pelo Maranhão. "Arrecadamos mil livros. E vamos sair com dois carros de apoio de São Luís, cinco dias antes do início da prova, em Goiânia. Dessa forma, podemos beneficiar comunidades em municípios maranhenses, como Bacabal, Barreirinhas, entre outras. Já durante os Sertões, a nossa equipe de apoio vai nos ajudar nessa ação, enquanto estaremos acelerando", explica Afro.

Rally dos Sertões - Neste ano, a edição comemorativa dos 25 anos do Rally dos Sertões terá 3.344 quilômetros (trecho atualizado). Além de Goiânia e Bonito, o percurso passa pelas cidades de Goianésia (GO), Santa Terezinha de Goiás (GO), Aruanã (GO), Barra do Garças (MT), Coxim (MS) e Aquidauana (MS).

“Como sempre, o percurso será emocionante. A organização mudou um pouco a configuração da competição este ano. O primeiro dia vai exigir bastante habilidade dos competidores, pois terá um trecho cronometrado com 310 quilômetros. Mas confio na minha equipe e na navegação do meu parceiro João Afro", destaca Cadasso.

Segundo o João Afro, a sintonia entre piloto e navegador é fundamental. “Já comecei a estudar o percurso da prova. São análises de terrenos, pontos de abastecimento para traçar a melhor estratégia e até uso de pneus adequados. Uma novidade que será desafiante também é o 'Stella', que permitirá um tipo de navegação em determinados trechos da prova que a planilha estará em branco. Será bastante desafiador", ressalta Afro, que há quase 20 anos começou a competir em Arrancada, mas desde que entrou para o Cross Country em 2012, não largou mais o rali.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.