Protesto

Agentes de endemias entram em greve na capital maranhense

Profissionais realizaram, nesta segunda-feira, um protesto na porta da prefeitura; eles pedem reajuste salarial e melhores condições de trabalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Agentes caminharam até a sede da Prefeitura de São Luís, nesta segunda-feira
Agentes caminharam até a sede da Prefeitura de São Luís, nesta segunda-feira (AGENTES DE ENDEMIAS )

SÃO LUÍS – Apenas 30% dos agentes de combate a endemias de São Luís estão trabalhando. Nesta segunda-feira (24) eles realizaram um protesto pela manhã. Os profissionais cobram reakustes nos vencimentos e melhores condições de trabalho. Segundo o presidente do sindicato que representa a categoria, até materiais básicos de segurança faltam.

Os agentes de endemias se reuniram na Praça Maria Aragão e fizeram uma manifestação na frente do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, no Centro. Segundo Bernardo Medeiros, que presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema), estes profissionais estão pagando para trabalhar.

“Nós temos nada. Não temos o EPI [equipamento de segurança individual], nós não temos máscaras, não temos óculos, luvas. Até as bolsas dos agentes estão rasgadas. Nós não temos nada. Estamos há quatro meses sem fardamento”.

Bernardo Medeiros lamentou também a falta de reajuste dos salários. “Neste ano não tivemos reajuste salarial nem por parte da Prefeitura, nem por parte do Ministério da Saúde”,

Atualmente, o município de São Luís conta com 674 agentes de saúde, segundo o presidente do Sintracema, com salários de 1.312 reais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.