Solidariedade

Criança Esperança e um diálogo com a juventude

Campanha será iniciada neste fim de semana com a exibição de programas especiais na GloboNews

Jock Dean/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Tássia Reis participou do programa
Tássia Reis participou do programa

SÃO PAULO-Este fim de semana a Rede Globo dá a largada para a Campanha Criança Esperança 2017 com a exibição na GloboNews, seu canal de TV por assinatura, de dois programas especiais. O ‘Diálogos da Esperança – Como vai você, jovem brasileiro?’, que será exibido nos domingos, dias 23 e 30, traça um perfil do jovem brasileiro da atualidade e debate temas como educação e diversidade, promovendo um intercâmbio de experiências. Entre os convidados jovens que estão atuando para mudar a realidade atual. No canal aberto da emissora também estreia programação especial para a campanha deste ano.

Os dois programas foram gravados na sede da emissora na cidade de São Paulo no início do mês de julho e reúnem uma plateia formada por jovens engajados, jornalistas, formadores de opinião e ativistas. Os mobilizadores Lázaro Ramos, Leandra Leal, Dira Paes e Flavio Canto participam das discussões.

Os especiais são comandados por Pedro Bial e o primeiro deles vai ao ar neste domingo, dia 23, às 21h05, no canal fechado GloboNews, e traz a educação como tema principal. No especial deste fim de semana, conversam com Pedro Bial Tábata Amaral de Pontes, fundadora do Mapa da Educação, Ricardo Henriques, ex-secretário de estado nas áreas de educação e direitos humanos, Gina Vieira da Ponte, professora especializada em desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar e Gelson Henrique, embaixador do ‘Youth for chance and action’. A rapper Tássia Reis, além de fazer o som do programa, também participou do debate.

Ao longo do bate-papo eles falaram sobre evasão escolar, os problemas do ensino público e o poder da educação na transformação de realidades. O programa deste domingo destaca dados preocupantes da educação brasileira como o fato de que o Brasil tem 1,5 milhão de jovens fora da escola, segundo o último Censo Escolar, além do alto índice de repetência.

O segundo programa vai ao ar dia 30, também às 21h05. Com a participação de Gabriela Moura, do coletivo ‘Não me Khalo’, o youtuber Murilo Araújo, a mobilizadora social Bruna Waitman e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, André Lázaro, o programa debate diversidade na escola, tocando em temas como racismo, identidade de gênero e pessoas com deficiência. Ao longo da discussão depoimentos emocionantes da plateia de pessoas que sofreram agressões físicas por causa de sua deficiência. O rapper Rincón Sapiência ajuda a tornar o clima do programa mais leve com sua música.

Os dois programas exibem ainda trechos do documentário “Nunca me sonharam”. O longa-metragem produzido pela Maria Farinha Filmes retrata os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, “Nunca me sonharam” reflete sobre o valor da educação.

Tábata Amaral de Pontes, Ricardo Henriques, Gina Vieira da Ponte e Gelson Henrique, convidados do programa
Tábata Amaral de Pontes, Ricardo Henriques, Gina Vieira da Ponte e Gelson Henrique, convidados do programa

Click Esperança

Para quem não tem acesso à programação da TV fechada, a TV Globo também terá programação neste fim de semana para mobilizar seus telespectadores em prol da campanha. Este domingo estreia o Click Esperança, no Fantástico. O Click Esperança é um realitty que reúne jovens mobilizadores sociais divididos em times liberados pelos mobilizadores - Lázaro Ramos, Leandra Leal, Dira Paes e Flavio Canto - para criação de uma campanha de 1 minuto e 30 segundos para contar como pretendem mudar o mundo. A campanha irá ao ar na tela da emissora.

A competição será exibida em quatro episódios no Fantástico, a partir deste domingo. O quadro este ano terá contribuições de nomes de destaque da Comunicação brasileira. Caco Barcellos e quatro dos principais publicitários do país – Joanna Monteiro, Erh Ray, Sergio Gordilho e Luiz Sanches – orientarão os jovens sobre como produzir conteúdo a partir de óticas do jornalismo e da publicidade.

Criança Esperança

Com o tema “Sua esperança não está sozinha”, o Criança Esperança chega à sua 32ª edição em 2017. A campanha cria oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens. Até aqui, mais de R$ 330 milhões em doações foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais, beneficiando mais de 4 milhões de crianças e adolescentes em todo país. Os recursos arrecadados são depositados diretamente na conta da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que é responsável pela seleção de projetos, por meio de edital público, realizada anualmente.

Neste contexto, os projetos selecionados para receberem recursos arrecadados pelo ‘Criança Esperança’ neste ano trabalham diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial, com redução das desigualdades, educação de qualidade, erradicação da pobreza e paz e justiça.

Após a seleção, a Unesco monitora e faz o acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados. Selecionados pela Unesco, parceira da Globo no Criança Esperança, os 85 projetos a serem beneficiados em 2017 serão anunciados oficialmente no sábado, dia 29 no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. Este ano, seis projetos maranhenses serão beneficiados pela campanha.

Mais

Doações

As doações via telefone serão abertas no dia 29 deste mês. É possível fazer doações durante o ano inteiro, pelo site do Criança Esperança - www.criancaesperanca.com.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.