Santa Rita

MP pede suspensão de licitação para fornecimento de merenda escolar

Em ação civil pública, o Ministério Público alega que processo licitatório vai de encontro com a legislação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Prefeito Hilton Gonçalo foi acionado pelo MP por processo de licitação para fornecimento de merenda escolar
Prefeito Hilton Gonçalo foi acionado pelo MP por processo de licitação para fornecimento de merenda escolar (Hilton gonçalo)

O Ministério Público Estadual (MP) propôs que a Prefeitura de Santa Rita suspenda o processo de licitação para a compra de merenda escolar. Segundo o órgão, o pregão presencial não atende o que prever a legislação.

O pedido, feito em ação civil pública, é do promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr, que está respondendo pela comarca de Santa Rita. Pela manifestação de Tiago Carvalho, ele atestou que a licitação não está de acordo com o que prevê a legislação.

A constatação ocorreu após o promotor receber denúncia feita por uma empresa, cujo teor apontou que o edital restringe a competitividade, limitando a participação de micro e pequenas empresas. De acordo com o documento, só podem competir as empresas que estejam sediadas em Santa Rita.

Segundo a ação, o critério de localização geográfica do licitante só é admitido, excepcionalmente, quando tal requisito for indispensável à execução do contrato. “No caso em apreço não se observa qualquer dificuldade quanto à execução do contrato pelo fato de a empresa não ter sua sede em Santa Rita”, afirmou Tiago Carvalho.

A representação da empresa questionou também os preços constantes no Termo de Referência, considerados inexequíveis. “Os agentes públicos não podem restringir o caráter competitivo do processo licitatório. O ato convocatório da licitação deve admitir a participação de todos os interessados, devendo vencer aquele que tiver a proposta mais vantajosa”, frisou.

Em caso de descumprimento da suspensão do pregão presencial, a Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Rita sugeriu o estabelecimento de multa diária no valor de R$ 10 mil. O MPMA pediu, ainda, a anulação definitiva da licitação.

Além de pedir na ação civil pública a anulação do processo de licitação, o MP pede ainda que caso haja o descumprimento da determinação, a Prefeitura de Santa Rita seja multada em R$ 10 mil diários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.