Irregularidade

Estacionamento irregular gerou mais de 2 mil multas em São Luís

Maioria das infrações foi registrada no centro da cidade, onde é grande a dificuldade para encontrar uma vaga para estacionar veículos, principalmente nos horários de pico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Agente de trânsito faz auto de infração de veículo  guinchado  na Praça João Lisboa
Agente de trânsito faz auto de infração de veículo guinchado na Praça João Lisboa (auto de infração)

Estacionar em local proibido já faz parte da rotina de motoristas de São Luís. O reflexo pode ser visto na quantidade de multas expedidas este ano, referentes a essa infração de trânsito. Em 2017, mais de 2 mil multas por causa dessa irregularidade foram registradas na capital maranhense.

Na região central da cidade, essa infração é registrada com mais frequência. Como no local encontrar uma vaga para estacionar nos horários de pico é quase como ganhar na loteria, os condutores estacionam os veículos em vários pontos e, quando retornam, se deparam com uma multa. Ou então pode ser registrado algo mais extremo.

Foi o que aconteceu na semana passada na Praça João Lisboa, no centro da cidade. Um condutor de um veículo modelo Fiat Punto de cor prata e sem placas estacionou o automóvel em um trecho da praça que é proibido. Pouco tempo depois, um agente da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foi ao local e fez a autuação.

Passados mais alguns minutos, como o condutor do veículo não retornou, o seu carro foi guinchado para o pátio da SMTT, no bairro do Ipase. Para reaver o veículo, o condutor terá de pagar uma taxa e ainda o valor da multa.

Outros
Diversos outros locais da região central da cidade também registram com frequência motoristas estacionando os veículos em locais não permitidos. O largo da Igreja de São João, na Rua da Paz, é outro ponto onde essa irregularidade é observada com frequência.

No mês passado, foram registradas 294 multas de trânsito na capital maranhense por estacionamento irregular, infração essa que sempre está entre as mais cometidas em toda a cidade. No mês de março, foram registradas 566 multas por essa irregularidade e foi o mês com o maior quantitativo. Em todo o ano, já foram registradas 2.006 multas por estacionamento irregular.

Dependendo da situação, estacionar em locais proibidos pode ser uma infração leve, média, grave ou gravíssima. O motorista pode perder três, quatro, cinco ou sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor da multa varia de R$ 88,38 a R$ 293,47.

Por meio de nota, a SMTT informou que realiza fiscalização na região central de São Luís em forma de ronda e ressaltou que todo e qualquer estacionamento verificado de forma irregular está sujeito à autuação e até a remoção do veículo.

Multas por estacionar em locais proibidos
Janeiro: 68 multas
Fevereiro: 331 multas
Março: 566 multas
Abril: 296
Maio: 451 multas
Junho: 294 multas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.