Ausência do poder público

População reclama de falta de pavimentação após obras da Caema

Em bairros de São Luís, após intervenções do órgão de saneamento ambiental ligado ao Governo do Maranhão, a camada asfáltica retirada para os serviços não é reposta.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Após obra, Caema deixa local sem asfaltamento e via fica danificada
Após obra, Caema deixa local sem asfaltamento e via fica danificada (Rua)

Em São Luís, é comum ver problemas na cobertura asfáltica após obras de esgotamento sanitário feitas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Apesar dos serviços de pavimentação serem de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, o Município alega que, neste caso, os reparos devem ser feitos pelo próprio órgão de controle de saneamento. Até o fechamento desta edição, a Caema não se posicionou sobre o assunto.

Um dos bairros em que esta ausência dos serviços de asfalto após reparos na rede de tubulação é mais evidente é o Cantinho do Céu. O Estado esteve na localidade na tarde de sexta-feira (14) e constatou que, em pelo menos três ruas do bairro, a cobertura asfáltica está deteriorada após obras da Caema.

Na rua Menino Jesus de Praga, por exemplo, de acordo com os moradores, por causa de serviços de tubulação feitos a aproximadamente um mês, a via teve o asfalto praticamente retirado. “Até hoje estamos sofrendo com a situação”, disse a comerciante Maria das Graças Neves, que tem uma residência na rua há mais de 20 anos.

A gente sofre com poeira quando está muito quente e com a lama quando chove. Ou seja, estamos prejudicados de qualquer forma”Cláudio Duarte, professor

A situação da camada asfáltica é semelhante na rua Padre Ribamar, Cantinho do Céu. No local, a Caema – ainda de acordo com os moradores da região – esteve há algumas semanas e, após os serviços, não executou a reposição na camada asfáltica. “A gente sofre com poeira quando está muito quente e com a lama quando chove. Ou seja, estamos prejudicados de qualquer forma”, afirmou o professor Cláudio Duarte.

Na Travessa Nossa Senhora das Graças, ainda no Cantinho do Céu, o fato é ainda mais grave, já que a via teria sido asfaltada dias antes dos serviços da Caema. Por causa dos buracos no asfalto, moradores promoveram - na tarde de sexta-feira (14) – um mutirão para resolver o problema. “Ninguém aguenta mais esta situação. Precisamos que a Caema venha aqui e resolva o problema”, disse o pedreiro João Carlos que também reside no bairro.

Centro
Na região central de São Luís, na rua Coelho Neto, O Estado também registrou a retirada da camada asfáltica por parte da Caema. Segundo populares, os trabalhos na via terminaram há vários meses e, apesar disso, nenhum serviço de recuperação foi feito.

Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que no Cantinho do Céu foi feita escavação para implantação de rede de esgoto, como parte das obras do programa Mais Saneamento, que objetiva aumentar de 4% para 70% o índice de esgoto tratado na capital.

Segundo a Caema, na localidade já foi feita a base para recomposição asfáltica na sexta-feira (13), com previsão para finalização até quarta-feira (19). Sobre a Rua Coelho Neto, a Caema informou que não realizou intervenções recentemente.

A Caema reiterou, ainda, que a recomposição pós-obras de saneamento é de responsabilidade do órgão, e que este possui um departamento específico para cuidar de tal assunto. Todas as obras compõem um planejamento previamente acordado entre partes responsáveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.