Opção

Feirinha São Luís movimenta o Centro Histórico aos domingos

A 6ª edição da Feirinha São Luís atraiu um grande número de pessoas; evento se transformou em opção de lazer aos domingos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Evento se transformou em opção de lazer aos domingos
Evento se transformou em opção de lazer aos domingos (Feirinha São Luís)

SÃO LUÍS- O domingo foi agitado no Centro Histórico de São Luís com famílias e pessoas de diversas idades aproveitando o dia para ouvir chorinho, comprar exemplares da literatura maranhense, frutas e legumes produzidos na zona rural da Ilha e rever amigos e velhos conhecidos. É que a Praça Benedito Leite recebeu a 6ª edição da Feirinha São Luís. Em período de férias, a feirinha é uma opção de lazer para quem está com o tempo livre e uma oportunidade de negócios para pequenos agricultores locais.

Ana Paula Garcês chegou cedo à feirinha, que começa suas atividades à 7h e segue até as 15h. Ela queria aproveitar a calmaria da primeira hora da feira para comprar frutas e legumes. “Esta é a terceira vez que eu venho. Gosto de comprar as frutas da terra que estão na estação. Além disso, acho esse cenário bem bonito. É uma boa combinação de cultura e comércio”, disse.

Graças a pessoas como ela feirantes como Socorro Azevedo têm podido aumentar seus lucros nas manhãs de domingo. “O povo esta gostando muito do lugar. Percebo que todos os produtos têm bastante aceitação”, comentou. Ela está vendendo frutas como goiaba, laranja, banana e abacate desde o segundo domingo da feira e espera que o projeto dure mais tempo.

Reginaldo Fonseca, presidente da Associação dos Produtores Feirantes de Hortifrutigranjeiros da Grande Ilha, que reúne produtores de diversas comunidades de Paço do Lumiar, informou que os produtores que estão levando seus produtos para o local estão conseguindo vender bem. “A feirinha já está se tornando um novo mercado para os produtores locais da Ilha. Espero que esse local se consolide”, afirmou. Entre os produtos comercializados pela associação estão as bananas produzidas a partir de um projeto desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Mas não é apenas produtos da agricultura familiar e de pequenos produtores que os frequentadores encontram na feirinha. A feirinha é uma alternativa não apenas de negócios, mas também de lazer, trocas culturais e exposição do folclore e culinária local aos turistas que frequentam o Centro Histórico de São Luís.

Desde a primeira edição a Academia Maranhense de Letras (AML) está colocando à venda produção de escritores maranhenses a preços que variam de R$ 5,00 a R$ 10,00. O espaço da AML fica no coreto da Praça Benedito Leite e conta com acervo que reúne livros de poesia, contos, história, crônicas e outros gêneros literários. “Esta é uma das iniciativas mais interessantes que o Centro Histórico de São Luís recebeu nos últimos tempos. Tenho notado a adesão popular ao projeto que já precisa começar a ocupar uma área maior no Centro Histórico”, disse Benedito Buzar, presidente da AML.

A feirinha é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís. Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia, além dos food trucks. No evento são expostos e comercializados produtos e subprodutos da agricultura familiar, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, doces, compotas, queijos e comidas típicas do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.