Sem aulas

Colônia de férias: diversão e muito aprendizado

Nesses espaços, a criançada se diverte, além de ter acompanhamento pedagógico que oferece às crianças um ambiente estimulador às descobertas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Crianças podem se divertir e aprender no Espaço + Crescimento
Crianças podem se divertir e aprender no Espaço + Crescimento

Estamos na temporada de férias escolares de julho. Uma das opções para os pais, que continuam trabalhando ou que buscam uma opção mais diversificada de atividades, é deixar os filhos em colônias de férias. Argumentos não faltam para isso. Nestes encontros com outros estudantes, as crianças se divertem com brincadeiras e jogos, além de terem acompanhamento pedagógico que oferece às crianças um ambiente estimulador as descobertas.


Em São Luís, diversas colônias de férias entretêm as crianças e facilita a vida dos pais. Entre elas, estão a colônia do Espaço + Crescimento, localizado no Jardim Renascença; a colônia de féria do Dom Bosco Integral (DB In), na sede da escola no Renascença; e a da Casa Branca, na Rua do Aririzal, Cohama. Todas com opções roteiro de recreativas na medida para movimentar os pequeninos.

Desde o dia 3, na colônia do Espaço + Crescimento, cerca de 150 crianças na faixa etária de 3 a 11 anos têm a oportunidade de conviver com outros coleguinhas e de adquirir novos conhecimentos, além de ter muita diversão todos os dias. As atividades da colônia seguem até dia 27 deste mês.

A programação desta semana incluiu culinária, brincadeiras sensoriais, gincanas esportivas, dança criativa, brincadeiras de circo, artesanato, experiências científicas, piquenique, just dance kids, brincadeiras com água, brincadeiras de circo e oficinas de arte.

Segundo Luciana Coelho, gerente pedagógica administrativa do Espaço + Crescimento, a Colônia de férias é uma oportunidade de realizar atividades recreativas planejadas para cada faixa etária em um ambiente que proporciona segurança e diversão em um período que as crianças estão sem a rotina escolar.

“Na colônia de férias, a criança participa de brincadeiras às quais ela não participaria em casa, consegue se relacionar melhor com outras crianças, tem a oportunidade de conhecer novos amigos em um ambiente de ludicidade planejado”, afirmou.

Movimento
Ela também destaca que a colônia faz com crianças que não fiquem muito tempo em casa, recorrendo à televisão, computadores e videogames (e criando uma rotina sedentária) e possam participar de atividades com bastante movimento. “As atividades são elaboradas conforme a faixa etária das crianças e permitem que mesmo brincando elas possam aprender algo novo que será muito importante para elas”, disse.


Além disso, garante Luciana Coelho, a convivência com outras crianças traz benefícios, como compartilhar o espaço e as oportunidades, conviver com diferenças, aperfeiçoar conhecimentos sobre direitos e deveres e cultivar amizades.

Menino participa de atividade realizada na colônia de férias DB In
Menino participa de atividade realizada na colônia de férias DB In

Temática
Também até o dia 27 deste mês está acontecendo a colônia de férias do Dom Bosco Integral (DB In), na sede da escola no Renascença. Aberta para crianças de 2 a 7 anos de idade, e também para público externo. A programação semanal temática destaca atividades lúdicas com arte, oficinas de dança, jogos dramáticos, circuitos, construção, oficina de música e ciência & natureza.

A cada semana, a programação terá atividades voltadas para temática lúdica. Na primeira, foi trabalhado “O Mundo Encantado do Circo”; na seguinte, “Viagem ao Fundo do Mar”. Nesta semana, abordará “Princesas e Heróis” e, na próxima, “Diversão no Quintal da Vovó”.

Atividades
A Colônia de Férias Casa Branca começa nesta segunda-feira, 17 e vai até a sexta-feira, dia 21, das 13h30 às 17h30, na sede do empreendimento (Rua Aririzal. A coordenação das atividades fica a cargo de equipe formada por pedagogos, especialistas e mestres.

No roteiro, oficinas de gastronomia, plantar sementes e de dança, além de atividades com pintura, tela/papel e pintura facial. As brincadeiras incluem corrida de saco, amarelinha, pega-bandeira, pique- esconde e muitas outras.

Benefícios das colônias de férias

- Socialização entre os grupos e estímulo do desenvolvimento das habilidades artísticas, musicais e da imaginação

- Realização de atividades recreativas

- Estímulo à alimentação saudável, além disso, nesses locais é possível estimular o desenvolvimento de hábitos e atitudes no refeitório (como sentar-se à mesa, utilização dos talheres, higiene após as refeições)

- Incentivo ao convívio em grupo, organizando os espaços utilizados (aproveitamos diversos espaços na escola como sala de literatura infantil)

- Respeito às regras de convivência

- Descobertas de novas brincadeiras

- Estimulo à independência

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.