Crise

Vereador critica Governo após morte de agente penitenciário

Cézar Bombeiro afirma que agente penitenciário tem sofrido perda de direitos na atual gestão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Cézar Bombeiro é vereador de São Luís
Cézar Bombeiro é vereador de São Luís (Cézar Bombeiro)

O vereador Cézar Bombeiro (PSD) utilizou esta semana a tribuna do Câmara Municipal de São Luís para tratar da tragédia que resultou no assassinato do agente penitenciário Jorge Luís Lobo da Cunha, ocorrido no último domino, na Avenida Litorânea.

Ele responsabilizou o Governo do Estado pela morte do profissional.

“Como sindicalista e agente penitenciário sempre defendi o concurso público, desde quando existiam os monitores contratados pela empresa VTI”, declarou.

“No atual governo foram demitidos os monitores e chegamos a fazer gestões pelo concurso público, mas o atual Governo do Estado criou a categoria de agentes penitenciários temporários em que ele próprio se responsabilizou pela terceirização e treinamento dos selecionados com armamento pesado para o exercício profissional em todas as unidades prisionais do Estado”, disse.

Cézar Bombeiro pontuou que há uma "preocupação mais acentuada, diante do tratamento dado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Administração Penitenciária aos agentes penitenciários temporários”.

"Eles [agentes] são discriminados, não recebem adicional noturno, risco de vida e dentre outros direitos que lhes são negados, o porte de arma é sério e da maior preocupação. Se prevalecesse o bom senso do poder público, como é que um agente temporário que foi treinado com armamento leve e pesado e trabalha com eles dentro dos presídios e nas escoltas de presos para fóruns e para vários municípios, não pode ter porte de arma?”, completou.

“Domingo passado foi Jorge Luís. Amanhã quem será? O Governo do Estado tem a responsabilidade de encontrar a resposta, sob pena de assumir o ônus dos problemas", finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.