Saúde

Infecções respiratórias acometem mais pessoas neste período

Como a maioria dos dias tem sido de sol e calor, mudança de temperatura faz os problemas respiratórios surgirem com maior intensidade e afetarem a população

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Movimento de pessoas em busca de atendimento no Centro de Saúde Paulo Ramos, no Centro, aumentou.
Movimento de pessoas em busca de atendimento no Centro de Saúde Paulo Ramos, no Centro, aumentou. (gripe)

SÃO LUÍS - O mês de julho tem registrado chuvas intensas, apesar de ser um mês de transição entre as estações chuvosa e seca, em São Luís. Como a maioria dos dias tem sido de sol forte e calor, a mudança de temperatura faz os problemas respiratórios surgirem e afetarem a população. Com isso, nas unidades básicas de saúde, os médicos registram um acréscimo na quantidade de pacientes apresentando sintomas como febre, dor de cabeça, tosse e nariz entupido. Os profissionais de saúde recomendam que, se os sintomas forem graves, o ideal é procurar atendimento profissional.

De acordo com o médico do Socorrinho I, no São Francisco, Leandro Belchior, depois que as chuvas passam o tempo fica mais seco e quente. As doenças que mais surgem são as chamadas infecções de vias aéreas superiores como gripes e resfriados. “Estas são doenças virais de fácil proliferação entre a população, porque é uma doença que se pega pelo ar”, explica.

O médico disse que nas últimas semanas um número maior de pessoas tem ido ao seu consultório queixando-se, sobretudo de inflamação na garganta. “Além das gripes e resfriados, estamos percebendo muita gente com infecções na garganta, com amidalite, e isto é decorrência da mudança brusca de temperatura. Um dia é muito quente, no seguinte chove bastante e a temperatura baixa. Essa mudança favorece o surgimento deste tipo de infecção”, afirma.

Até mesmo os funcionários do Socorrinho I foram acometidos. Na unidade de saúde, seis pessoas ficaram gripadas ao mesmo tempo. Mas a direção do hospital afirma que o número de pacientes que têm ido ao local em busca de atendimento por causa da gripe e resfriado está dentro da normalidade para o período.

Mas Leandro Belchior alerta que não é apenas a mudança de temperatura que tem levado mais pessoas aos hospitais. A imunidade baixa é a principal causa do adoecimento. “As pessoas se alimentam mal, dormem pouco, não se hidratam da maneira correta. Tudo isto contribui para diminuir a imunidade e deixar a pessoa sujeita a gripes, resfriados e outras infecções”, informa. Ele destaca ainda que, além destes cuidados, é preciso praticar atividade física.

Ainda segundo médico, crianças menores de 5 anos e idosos acima de 70 anos são os que mais apresentam estas doenças. “Crianças e idosos são os mais afetados porque sua resposta à mudança de clima é menos apropriada porque o organismo deles é mais frágil ao tempo quente e seco”, explica.

Por isso, é preciso ficar atento a sintomas como espirros, olhos avermelhados, garganta inflamada, falta de ar, dificuldade para respirar, desconforto torácico, pequenos ferimentos na mucosa nasal e tosse noturna. “Com o ar mais seco, a pessoa tem mais dificuldade para respirar, e isso pode causar desconforto e até pequenos ferimentos na mucosa”, explica Leandro Belchior.

Mas se os sintomas incluírem febre ou falta de ar, o ideal é procurar atendimento médico. “Porque pode ser necessário fazer tratamento com oxigenação, nebulização com medicação, além da indicação se remédios para os sintomas agudos, como antiinflamatórios”, afirma.
Por causa disso, muita gente também está buscando a vacina contra a gripe nas unidades de saúde, mesmo com o encerramento da campanha nacional de vacinação. l

SAIBA MAIS

Prevenção

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, é necessário adotadar algumas medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Beber pelo menos 2 litros de água por dia, hidratar as narinas com soro fisiológico, pingar colírio nos olhos, espalhar toalhas molhadas e bacias de água pelo quarto são algumas medidas para combater as doenças causadas pelo ar seco. A recomendação é procurar um médico apenas se os sintomas permanecerem por mais de uma semana.

Diferença entre gripe e resfriado

Gripe

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Resfriado

O resfriado também é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes, como rinovírus, parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV), que geralmente acometem crianças. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.