Em alta

Taxa de ocupação de hotéis no estado tem crescimento de 5%

Empresários acreditam que promoções devem movimentar o setor; taxa apresentada no sexto mês do ano foi superior à expectativa da ABIH

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Ocupação hoteleira em junho deste ano também superou os dados apresentados no mesmo período em 2016
Ocupação hoteleira em junho deste ano também superou os dados apresentados no mesmo período em 2016 (hotel)

A taxa de ocupação hoteleira no Maranhão apresentou crescimento de 5% no mês de junho. É o que aponta o levantamento mais recente divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado (ABIH) e feito em 12 hotéis. Mesmo com o crescimento na capital maranhense, alguns empresários devem apostar nas promoções para atrair a clientela durante o período de férias.

Ainda de acordo com a ABIH, enquanto em maio deste ano o percentual de ocupação esteve em 48%, no mês seguinte o índice subiu para 53%. A taxa apresentada no sexto mês do ano foi 3,69% superior à expectativa da própria entidade reguladora do setor hoteleiro no estado, que previa uma ocupação de aproximadamente 49,31%.

A ocupação hoteleira na rede maranhense em junho deste ano também superou os dados apresentados no mesmo período do ano passado, quando o setor apresentou uma taxa de 51%. Em junho de 2015, o índice no mercado de hotéis também foi de 51%.

De acordo com a presidente da ABIH, João Antônio Barros Filho, um dos fatores para o crescimento da ocupação de hotéis no estado foram os investimentos feitos pelo poder público. Além disso, o dirigente também citou o período das festas juninas como um fator que interferiu no mercado hoteleiro de forma positiva. “Avaliamos como muito positiva, pois, com os investimentos em infraestrutura e com a divulgação do São João nos estados vizinhos, tende a melhorar a economia do turismo. Mesmo tendo somente as prévias, podemos perceber que a ocupação foi boa nesse período”, ressaltou o presidente da ABIH.

A expectativa é que o setor hoteleiro cresça novamente até o fim deste mês de julho, época considerada de alta no setor por causa das férias escolares. Em média, nos últimos sete anos – ainda segundo a ABIH – entre junho e julho, a taxa de ocupação cresce entre 5% e 9%. Em julho do ano passado, por exemplo, a taxa no território maranhense foi de 56%.

Promoções
Para incrementar o mercado e evitar qualquer sinal de crise, empresários do setor hoteleiro apostarão neste mês nas promoções. Em alguns estabelecimentos do gênero, as diárias estão até 30% mais baratas.

Além disso, são oferecidos brindes para quem optar por uma hospedagem mais longa, como passeios e refeições gratuitas. “É interessante adotar este tipo de medida, pois movimenta o mercado local e diminui os riscos de impacto de uma crise”, ressaltou o gerente de promoções e eventos, Alex Borges, que trabalha em um hotel situado na orla de São Luís.

Queda
Pesquisa feita pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) apontou que a crise econômica afetou o mercado de hotéis no ano passado. De acordo com a entidade, a taxa de ocupações nestes empreendimentos apresentou queda nas cinco regiões do país.

No Nordeste, por exemplo, o índice de ocupação em 2016 foi de 45,14%, valor 3,19% inferior ao calculado durante todo o ano de 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.