Grãos

Estado deve ter supersafra de 4,8 mi de toneladas de grãos

O clima favorável, a ampliação de áreas e o aumento da produtividade média de todas as culturas - arroz, algodão, feijão, soja e milho - são condições que contribuem para esse bom desempenho, segundo a Conab

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Área plantada de soja cresceu 4,5% em relação à safra anterior e a produtividade estimada é de 3.040 kg/ha
Área plantada de soja cresceu 4,5% em relação à safra anterior e a produtividade estimada é de 3.040 kg/ha (soja plantação h)

O 10º levantamento da safra brasileira de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirma que o Maranhão deve ter uma colheita recorde de 4,8 milhões de toneladas, o que equivale a um aumento de 93,8%. Somente as culturas de soja e milho correspondem a 4,4 milhões de toneladas em relação ao total produzido.

O clima favorável, a ampliação de áreas e o aumento da produtividade média de todas as culturas - arroz, algodão, feijão, soja e milho - são condições que contribuem para esta supersafra estimada para o estado pela Conab.

No caso da soja, a área plantada de 821,7 mil hectares cresceu 4,5% em relação à safra anterior e a produtividade estimada é de 3.040 kg/hectares (ha). A produção total deve chegar a 2,498 milhões de toneladas. A colheita nas regiões de Balsas e Tocantina está praticamente finalizada, visto que no contexto estadual 96% das lavouras de soja já foram colhidas. No restante, observa-se plantios apenas no estádio de maturação de grãos (4%).

Milho

Quanto ao milho, a colheita estimada é de 1,948 milhão de toneladas, volume que corresponde a um incremento de 122,9% em comparação à safra passada (874,4 mil toneladas). Na primeira safra, os grandes e médios produtores anteciparam a preparação da área que seria cultivada, no intuito de otimização de tempo, o que justifica o encerramento da colheita em praticamente todas as lavouras no sul do estado.

Já na segunda safra de milho, o plantio ocorre nas regiões sul e sudoeste, conhecidas como “região de Balsas” e “Região Tocantina”. Atualmente, tem-se apenas 3% na fase de enchimento de grãos e 96% na de maturação de grãos, enquanto a colheita ocorreu em 1% das lavouras. A área cultivada equivale a 198,9 mil hectares, mostrando aumento em relação à safra passada de aproximadamente 131,5%. A produtividade média se encontra em torno de 3.600 kg/ha e a produção total está estimada em 716 mil toneladas, o que significa uma produção quase cinco vezes maior em relação à safra anterior (153,2 mil toneladas).

Algodão

Por outro lado, os cultivos de algodão de primeira safra estão concentrados na região sul do estado, possuindo uma área plantada equivalente a 22,5 mil hectares e expectativa de atingir uma produção próxima a 88,5 mil toneladas de algodão em caroço, que representa incremento de 7,3% em relação à safra passada.

O plantio foi concluído como programado e a cultura se encontra em estádio de maturação de grãos. O município de Balsas, pela primeira vez, planta algodão de segunda safra, estimada em 3.600 hectares. As lavouras se encontram em pleno estádio de maturação.
O feijão caupi também foi cultivado em duas safras no Maranhão, que devem totalizar 56,7 mil toneladas do grão, aumento de 44,% em relação às 39,3 mil toneladas colhidas na safra passada, conforme os dados da Conab.

Decepção

A decepção da lavoura maranhense de grãos continua a ser o arroz, que nesta safra apresenta redução de 22% na área plantada em relação à safra 2015/16. Essa retração, segundo a Conab, é observada a cada nova safra, principalmente nas áreas de arroz em sistema de sequeiro, mas as áreas irrigadas também devem sofrer redução em relação à última safra. A produção deve chegar a 253,3 mil toneladas, queda de 5,6% em relação à safra passada, e só não foi menor devido ao aumento de 21% na produtividade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.