Cobrança e cumprimento de promessas

Após denúncia feita por O Estado, Governo anuncia inauguração de quadra na Aurora

Benefícios foram assegurados a partir de acordo selado entre a comunidade e o poder público após polêmica envolvendo a construção da Funac no bairro.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Inauguração da quadra será no dia 28
Inauguração da quadra será no dia 28 (Quadra Aurora)

Após denúncia feita por O Estado em sua edição de quarta-feira, 12, o Governo do Estado retomará a obra da quadra poliesportiva na Aurora, em São Luís, um dos serviços prometidos no início do ano pelo poder público devido a instalação de unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) no bairro. Em nota, o Governo do Estado informou que a entrega da quadra acontecerá no dia 28 deste mês.

Caso seja entregue no prazo estipulado, o espaço possibilitará a prática de modalidades esportivas como futsal, vôlei e basquete. Os serviços no local começaram em março deste ano, dois meses após o anúncio feito pelo Governo. Desde então, segundo moradores, o cronograma da obra passou por suspensões. “Eles [Governo] anunciaram que em até dois meses estaria tudo pronto. No entanto, a obra parou por diversas vezes e tivemos que fazer pressões”, informou o morador da Aurora, Henrique Costa.

Na tarde de hoje, 13, trabalhadores davam os últimos retoques na nova quadra, como a inclusão de traves e demarcação das linhas da quadra. A comunidade também poderá usufruir de aparelhos instalados, ao lado da quadra, para a realização de exercícios aeróbicos. “A gente espera que, de fato, este local tão desejado pela comunidade seja entregue”, disse a dona-de-casa Marluce Alves, que reside na Aurora.

Até o momento, o Governo não informou sobre os valores gastos para a construção da quadra poliesportiva. Segundo os moradores da Aurora, com os serviços, deverão diminuir os riscos de assaltos na região.

Relembre
A polêmica envolvendo os moradores da Aurora e o Governo do Estado começou no dia 5 de janeiro deste ano, data em que o Poder Executivo Estadual informou sobre a implantação de uma unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), o que ocasionou a revolta das pessoas que residem há vários anos no bairro. De acordo com os moradores, ao contrário do que foi divulgado à época pelo próprio Governo, não houve acordo prévio para a instalação da Funac na localidade.

Após vários protestos da comunidade, que interditou as vias de acesso ao bairro, o Governo decidiu oferecer serviços para compensar a implantação da Funac. Dentre as medidas oferecidas pelo Estado, além da instalação de uma unidade fixa da Polícia Militar no bairro e da construção da quadra poliesportiva, estaria a mudança da sede da Funac na Aurora a partir de dezembro deste ano e a pavimentação de vias.

Sobre a unidade da PM, o Governo não se pronunciou e informou apenas que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realiza “trabalhos preventivos e ostensivos no bairro Aurora e adjacências, por meio do 9º Batalhão”. De acordo com a SSP, uma “viatura da polícia atende exclusivamente as demandas da Aurora”.

Sobre a pavimentação das ruas, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), informa que “tem monitorado junto à Prefeitura de São Luís a realização da reforma”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.