Beleza

Lábios ardentes para aquecer visual em qualquer estação

Destaque no look da personagem de Débora Falabella em“A força do querer”, da Globo, batom vermelho tem o poder de levantar visual; confira como fazer a make

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Débora Falabella vive Irene, que abusa do batom vermelho em “A força do querer”
Débora Falabella vive Irene, que abusa do batom vermelho em “A força do querer”

RIO DE JANEIRO - O batom vermelho tem o dom de aquecer e destacar qualquer look, dando um toque de feminilidade e sensualidade à make. Irene, personagem de Débora Falabella em “A força do querer”, não abre mão da boca vermelhona e chama atenção todas as vezes em que aparece em cena. O sucesso é tanto que o batom da vilã é um dos itens mais consultados na CAT (Central de atendimento ao telespectador dor da Globo).

Muitas mulheres, no entanto, ainda têm medo de usar a cor nos lábios no dia a dia por achar que é um tom mais indicado para a noite ou para ocasiões especiais. Era o caso da designer de joias Lais Dias, nossa modelo neste passo a passo:

“Eu adoro batom vermelho, mas nem sempre me sinto segura para usá-lo numa reunião ou num encontro com clientes. Sempre achei que fosse mais apropriado para a noite. Mas, quando eu me vi apenas com o batom e a máscara de cílios, percebi que dá para adotá-lo no dia a dia”.

A observação é reforçada pelo maquiador da Natura, Marcos Costa. O especialista explica que existem várias maneiras de exibir a cor nos lábios. “Para quem tem liberdade para usar maquiagem mais elaborada no ambiente de trabalho, não é um problema combinar com olhos esfumados. Aquelas que precisam ser mais discretas podem marcar o olhar apenas com a máscara de cílios”, ensina.

O maquiador pontua também que, apesar da grande procura pelo item na CAT, não são todas as mulheres que ficam bem com o tom de vermelho usado pela personagem estilosa da novela das nove.

“Pessoas com a pele mais amarelada podem investir num vermelho mais tomate, de fundo rosa. O vermelho mais bronze é indicado para pele clara e rosada”, detalha Marcos Costa, completando que, em linhas gerais, o mesmo vale para as negras: “Dependendo do tom de pele, a mulher pode procurar um vermelho com fundo mais vinho ou berinjela, que são frios. Os de fundo marrom são mais quentes”.

Outra teoria que o maquiador joga por terra é a necessidade de pincel para passar o batom vermelho.

“Com o acessório, é mais fácil fazer o desenho da boca. Ele também faz com que o batom dure mais. Mas, para mim, a boca sem definição é mais moderna”.

PASSO A PASSO

Para acertar

1 - Com a ajuda de um pincel, passe base ou musse no rosto inteiro. Pode ser um produto de alta cobertura, mas que deixe um resultado natural.

2 - Aplique corretivo em volta dos olhos e espalhe com o auxílio de um pincel ou com o dedo, dando leve batidinhas. Assim, o rosto fica todo no mesmo tom.

3 - Ainda na região dos olhos, aplique a máscara nos cílios de baixo e nos de cima. O ideal é escolher uma multifuncional, que alonga, dá volume e define.

4 - Para finalizar essa área, use uma máscara incolor para pentear a sobrancelha. Isso ajuda a deixá-la bem marcada e definida, sem pesar no rosto.

5 - Escolha um blush bronze ou mesmo de fundo rosado para as maçãs do rosto. Use de maneira leve e suave, para conseguir um ar de saúde.

6 Incremente o look esfumando o olho. Marcos Costa usou uma sombra berinjela, uma opção para quem não tem habilidade para passar sombras pretas.

7 - Finalize passando lápis preto ao longo de toda a linha d'água. Quem preferir pode sair um pouco da linha e esfumar: "Fica chique e elegante", diz Marcos.

8 - Quem não tem prática pode usar um pincel, mas não há problema em aplicar o batom diretamente nos lábios, respeitando o contorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.