Denúncia

Fumaça de chaminé causa discórdia na Vila Palmeira

Moradores já fizeram abaixo-assinado e até registraram Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Meio Ambiente, mas nada até agora foi feito para resolver a questão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

[e-s001]Moradores da Vila Palmeira denunciam padaria do bairro que utilizaria todo tipo de madeira no forno em que são assados os pães. A queima gera forte fumaça, que deixa as casas próximas sujas de fuligem e tem provocado problemas respiratórios nas pessoas, sobretudo idosos e crianças. Moradores já fizeram abaixo-assinado e até registraram Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Meio Ambiente, mas nada até agora foi feito para resolver a questão. O proprietário da panificadora não foi encontrado para dar explicações.

A padaria fica na Rua Eucalipto, próximo ao ponto final da linha de ônibus Vila Palmeira. Segundo os moradores, o proprietário utiliza forno à lenha para assar os pães e restos de móveis, janelas e portas são usados na queima. A maior parte da madeira é pintada. Por isso, os moradores acreditam que a fumaça que sai da chaminé do estabelecimento seja tóxica.

Quem tem motivos para se preocupar com a fumaça é a dona e casa Maria de Nazaré Pereira de Oliveira, 87 anos. Ele informou que sofre de asma, mas que até a abertura da padaria na rua nunca havia tido complicações. “A padaria funciona aqui tem uns três anos. Antes, eu nunca tive uma crise de asma para me hospitalizar. Mas depois da padaria até pneumonia eu tive. Passei cinco dias na UTI, e o médico que disse que essa fumaça ajudou a me prejudicar”, disse. A casa de Maria de Nazaré Pereira de Oliveira fica em frente à padaria.

Além dela, diversos outros moradores, a maioria idosos e crianças, já adoeceram por causa da fumaça, que sai em maior quantidade a partir das 15h, quando são assados os pães vendidos no local. Segundo Maria de Nazaré Pereira de Oliveira, outra moradora vendeu sua casa e mudou-se para outro bairro. A informação foi confirmada por outros moradores, que preferiram não se identificar.

De acordo com outros moradores do bairro, até abaixo-assinado já foi feito pedindo a troca do forno. A panificadora também já foi denunciada à Delegacia de Meio Ambiente e o proprietário teria informado que já havia feito a troca do forno, mas o problema persiste. Outra vizinha da padaria mostrou as paredes de sua casa suja pela fuligem da fumaça que sai da chaminé durante todo o dia.

O Estado esteve no local e procurou o proprietário da panificadora, mas uma funcionária afirmou que ele estava viajando e só chegaria à cidade no fim do dia. Ainda segundo a funcionária da padaria, ele já efetuou a troca do forno usado para assar os pães.

[e-s001]Em 2011, um projeto de lei da Câmara dos Deputados propôs a substituição dos fornos à lenha por fornos elétricos ou a gás nas padarias de todo o país. O projeto chegou a ser aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, mas acabou arquivado pela Mesa Diretora em 2015, pois, de acordo com o artigo 105 do Regimento Interno da Câmara, ao término de uma legislatura, são arquivadas as propostas que se encontravam em tramitação.

O Estado também entrou em contato com as secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente para saber se há legislação estadual ou municipal que trata do tema, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.