Câmara de São luís

Vereadores voltam a falar sobre destinação de emenda parlamentar

Honorato Fernandes mostrou documentos e dados sobre a aplicação do dinheiro e Beto Castro também se retratou e pediu desculpas ao colega

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
(Honorato)

O debate sobre destinação de emenda parlamentar voltou ao plenário da Câmara Municipal de São Luís na manhã desta segunda-feira, 10. O vereador Honorato Fernandes (PT) pediu desculpas pelo episódio do bate-boca com Beto Castro (Pros) e o presidente da Casa, Astro de Ogum (PR), negou que haja articulações para a eleição da mesa diretora da Câmara.

Com documentos, o vereador do PT mostrou documentos e números que comprovam que a emenda de cerca de R$ 1,2 milhão assinada por ele foi destinada integralmente para a realização do Carnaval de Passarela de São Luís. Segundo ele, mais de 100 atrações foram pagas com esse dinheiro além da montagem de toda a estrutura para a festa.

Honorato foi acusado pelo vereador Beto Castro de usar ilegalmente dinheiro de emenda parlamentar. A O Estado o petista negou as acusações e disse que a prestação de contas da emenda já foi apresentada e aprovada.

“Todos aqui neste parlamento são sabedores de que esta emenda foi integralmente destinada para a realização do Carnaval de Passarela e de terça feira, através do Instituto Lógica. Sem a destinação desta emenda o mesmo não aconteceria. Esta destinação inclusive foi objeto de várias matérias no período carnavalesco. Nada foi feitos às escondidas e de forma ilegal”, explicou Honorato Fernandes.

Desculpas – Beto Castro também decidiu se retratar e depiu desculpas a Honorato Fernandes. O vereador acusou a imprensa pela forma como o assunto foi abordado.

"O episódio que aconteceu aqui nesta Casa foi lamentável. Fiquei indignado pela forma com que alguns veículos de comunicação trataram o caso, que muitas das vezes usaram o fato para denegrir a minha imagem. Mesmo assim, peço desculpas ao vereador Honorato, a esta Casa e à população de minha querida cidade pelo ocorrido na última quarta-feira", disse Castro.

Eleição – O presidente da Casa, Astro de Ogum, preferiu o tom de conciliação entre os parlamentares. Sobre o motivo que levou ao debate entre os dois vereadores, que é a eleição da mesa diretora.

Astro negou que o assunto esteja sendo tratado já que há um ano e meio de mandato dele como presidente da Câmara.

. “Quero cumprir aquilo que me propus, de resgatar a imagem da Câmara, organizar a casa e deixar concluída a obra que estamos realizando”, esclareceu Astro de Ogum.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.