Eleições 2018

Movimentos partidários podem levar a mudança de cenários eleitorais no Maranhão

Convite ao governador Flávio Dino para ser vice do PT e aceno do senador Roberto Rocha ao PSDB têm forte influência no processo eleitoral maranhense

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Gleisi Hoffman quer Dino vice de Lula
Gleisi Hoffman quer Dino vice de Lula
Sebastião Madeira atua para levar Rocha para o PSDB
Sebastião Madeira atua para levar Rocha para o PSDB

SÃO LUÍS - Dois movimentos partidários ocorridos na semana passada têm o poder, se concretizados, de alterar significativamente o cenário das eleições maranhenses de 2018.

De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (SC), convidou oficialmente o governador Flávio Dino (PCdoB) para compor a chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em outro movimento, o senador Roberto Rocha (PSB) tomou posição clara em defesa do colega Aécio Neves (MG) – enrolado em denúncias de corrupção – num claro aceno para o PSDB, que ele sonha ter em sua chapa de candidato a governador.

O convite do PT a Flávio Dino altera completamente o jogo da sucessão estadual porque tira o governador da disputa, sem que o seu grupo possa ter tempo de construir uma alternativa viável. Tanto que, preocupado com a repercussão da nota de Veja, o principal auxiliar de Dino, secretário de Articulação Política, Márcio Jerry, apressou-se, no fim de semana, a declarar que a decisão do comunista é concorrer à reeleição.

No caso de Roberto Rocha, a questão com o PSDB tem maiores possibilidades de se consolidar. Ex-filiado ao partido, o senador do PSB tem no ex-prefeito Sebastião Madeira o principal entusiasta da formação de uma chapa entre as duas legendas. Madeira já pregou, inclusive, o retorno de Rocha ao ninho tucano. Mas o senador prefere ter o partido como aliado, para evitar entregar o PSB a Flávio Dino, caso deixe a legenda.

Sem Dino na disputa pelo governo, o foco da disputa, fatalmente, se daria entre a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e o próprio Roberto Rocha, com a ex-deputada Maura Jorge (Podemos) correndo por fora na disputa. A menos que Dino construa uma alternativa viável entre o seus aliados políticos.

Podemos reúne lideranças em São Luís

para apresentar seu projeto para 2018

Partido apresentou o senador Álvaro Dias como candidato a presidente da República e a ex-deputada Maura Jorge para o Governo do Estado

Maura Jorge reuniu milhares de pessoas em festa do Podemos
Maura Jorge reuniu milhares de pessoas em festa do Podemos

​Reunindo centenas de lideranças políticas, militantes e simpatizantes, o partido Podemos foi apresentado ao eleitor maranhense, em uma festa política no último sábado, 8, no Hotel Luzeiros. No auditório lotado, o senador Álvaro Dias e a ex-deputada Maura Jorge destacaram que serão candidatos majoritários do partido em 2018 com um novo jeito de fazer política, com mais transparência e participação popular.

O ato se transformou também em uma espécie de pré-lançamento da candidatura de Maura Jorge ao governo. Ela foi ovacionada pelo público presente.

O governo deve ser usado como instrumento para mudar a vida das pessoas para melhor”Maura Jorge, pré-candidata ao Governo do Estado

Ao encerrar o encontro sob aplausos, Maura Jorge disse que as lideranças ali presentes, vindas de todas as regiões do estado, demonstram que também acreditam ser possível construir um Maranhão sem dono, onde as pessoas sejam respeitadas. “O governo deve ser usado como instrumento para mudar a vida das pessoas para melhor. Nós acreditamos que podemos mudar o Maranhão”, finalizou.

Além de ressaltar a importância de Maura Jorge na disputa pelo governo, o deputado federal Aluisio Mendes, principal liderança parlamentar da legenda no estado, destacou a pré-candidatura do senador paranaense Álvaro Dias à presidência da República.

“A população brasileira não suporta mais a falta de ética e de transparência, e a corrupção na política. Por isso, o Podemos nasce com essa proposta de transformar e restabelecer a confiança na classe política. Álvaro Dias e Maura Jorge, que tem sido vítima de uma política de perseguição e ódio, têm esse compromisso com o povo”, declarou o deputado Aluisio Mendes, que abriu o encontro ao lado da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e dos deputados federais Cabo Sabino, Ademir Camilo, Ricardo Teobaldo e Luiz Carlos.

Renata Abreu destacou a trajetória política do senador Álvaro Dias, e sua permanente luta contra a corrupção e em defesa da educação. E declarou sua admiração pela coragem e determinação de Maura Jorge. “O Podemos apresenta duas grandes pré-candidaturas, para o Brasil e para o Maranhão”, afirmou ela.

Pré-candidato a presidente da República pelo Podemos, Álvaro Dias destacou a atuação de Aluisio Mendes na Câmara Federal, e afirmou que candidatos como Maura Jorge saberão colocar em prática os ideais do partido. “O povo brasileiro não aguenta mais tanta corrupção. E não nos roubarão a oportunidade de mudar o Brasil”, enfatizou ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.